Startups & SaúdeÚltimas Matérias

Startup quer democratizar o acesso à saúde

Empresa utiliza tecnologia para levar atendimentos de saúde de qualidade a áreas remotas e desassistidas do Brasil

             Imagem: Pixabay

A Ana Health, startup de saúde digital, utiliza a tecnologia para levar atendimentos de saúde de qualidade a áreas remotas e desassistidas do país, onde a infraestrutura de saúde é limitada. Com uma plataforma online, a Ana Health conecta seus associados (como chamam seus pacientes) à sua equipe de saúde própria, proporcionando atendimentos virtuais e acompanhamento contínuo.

De acordo com dados do Instituto de Estudos para Política de Saúde, cerca de 72,7 milhões de brasileiros, o equivalente a 34% da população, não têm acesso ao programa de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre esse grupo, 33,3 milhões de pessoas também não possuem planos de saúde privados.

A maior concentração da população desassistida pela Estratégia de Saúde da Família é observada nas capitais e regiões metropolitanas, especialmente no Sudeste, devido ao tamanho populacional dessas áreas urbanas e, em municípios vulnerabilizados, localizados no Norte e Nordeste.

Além disso, os habitantes de zonas rurais e remotas enfrentam desafios adicionais para acessar os serviços de saúde. Eles precisam percorrer longas distâncias até os centros de saúde ou dependem de visitas itinerantes, com acompanhamentos irregulares, nem sempre em tempo oportuno para resolver suas necessidades em saúde. Os gestores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) apontam que nas áreas mais remotas as equipes enfrentam problemas de infraestrutura, alto custo de manutenção, dificuldade de deslocamento e fixação dos profissionais, especialmente do médico. É comum encontrar UBS desfalcadas, com presença apenas de um técnico de enfermagem, em alguns casos de sobreaviso 24h.

Diante desse cenário, a Ana Health surge como uma solução inovadora e disruptiva. Através de sua plataforma, a healthtech possibilita que as pessoas em áreas remotas e desassistidas tenham acesso a atendimentos de saúde de qualidade (que inclui atendimento médico, de enfermagem, de gerontologia e psicoterapia), sem a necessidade de deslocamento. Com apenas um smartphone ou computador com acesso à internet, os usuários podem agendar atendimentos virtuais com profissionais de saúde integral, receber orientações, solicitar exames e até mesmo receber prescrições de medicamentos, tudo de forma segura e conveniente.

“Acreditamos que a saúde é um direito fundamental de todos os cidadãos, independentemente de onde vivam. Com a tecnologia certa, podemos superar as barreiras geográficas e econômicas que impedem o acesso aos cuidados de saúde, proporcionando uma experiência de qualidade para todos”, afirma Olívio Souza Neto, CEO e fundador da Ana Health.

A plataforma também oferece recursos avançados, como o prontuário eletrônico do paciente, que permite que os médicos acessem o histórico de saúde dos associados, facilitando o diagnóstico e a conduta. Além disso, a startup está desenvolvendo parcerias estratégicas com laboratórios e farmácias, a fim de oferecer aos pacientes a conveniência de realizar exames e adquirir medicamentos de forma integrada, diretamente pela plataforma.

“A pandemia de COVID-19 evidenciou a importância dos serviços de saúde digital e a necessidade de melhorias nos sistemas de saúde. A Ana Health está comprometida em responder a essas tendências atuais, oferecendo uma solução que atenda às necessidades da população e dos profissionais de saúde, de forma ágil, segura e eficiente”, destaca Víctor Macul, fundador da startup e responsável pela linha de produção da empresa (COO).

Em 2023, Ana Health passou a prestar serviços de saúde integral para um empreendimento no interior da floresta amazônica, onde mais de 70% dos colaboradores residem em comunidades ribeirinhas no município de Novo Airão/AM, que conta com uma infraestrutura de saúde limitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo