“Seja doador, multiplique vidas”: paciente crônico, na fila de espera de transplante de rim, realiza campanha de doação de órgãos neste sábado, 04 de maio, em Belo Horizonte
Sidmar Lúcio dos Santos: “não é possível tratar o assunto apenas na data comemorativa, em setembro. Esse é um tema que tem que ser abordado de forma contínua, durante todo o ano”.
Embora o volume de doações de órgãos em 2023 tenha sido o melhor da última década, em Minas Gerais, com aumento de 10% das doações de múltiplos órgãos e mais de 2,2 mil cirurgias realizadas, a fila de espera continua aumentando. A falta de informação sobre o processo e a resistência das famílias em autorizarem a retirada dos órgãos, logo após o diagnóstico de morte encefálica, são fatores que ainda comprometem a captação de órgãos.
Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), dos 936 potenciais doadores não vivos detectados pelo sistema em 2023, apenas 319 foram efetivos no período, no Estado. O percentual de aproveitamento da busca por órgãos foi de 34%. A falta de informação sobre o processo e a resistência das famílias em autorizarem a retirada dos órgãos logo após o diagnóstico de morte encefálica são fatores que ainda comprometem a captação de órgãos. Nesse sentido, o veterano da Força Aérea Brasileira – FAB, Sidmar Lúcio dos Santos, 60 anos, abraçou a causa e criou a campanha “Seja doador, multiplique vidas”, a ser realizada neste sábado, 04 de maio, das 8h às 13h, na Praça da Liberdade da capital mineira.
Atualmente, Sidmar Lúcio é um dos 555 pacientes que há cinco anos o Serviço de Nefrologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) em Venda Nova, acompanha na lista de espera por um transplante de rim no Estado. Ele é profissional de Tecnologia da Informação e especialista em Gestão Pública e em Assistência Social.
“Nosso objetivo com a campanha é levar esse assunto para as ruas de forma contínua, para conscientizar a população. Apesar da melhoria dos números no Estado e no país, a fila de espera continua muito grande. Hoje temos o maior sistema de captação e transplante de órgãos e tecidos do mundo, que é o Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo assim, a fila de espera é enorme. Precisamos, assim, conscientizar a sociedade, para que as famílias percam o medo de autorizar a retirada dos órgãos dos familiares falecidos”, explica Sidmar Lúcio.
De acordo com a gerente Unidade de Transplante Renal do HE, Ilenia Stangherlin Soares do Santos, a iniciativa é muito bem-vinda. “O transplante renal representa um ganho inestimável em qualidade de vida para o paciente renal crônico. Com certeza, com o aumento da captação de órgãos poderemos auxiliar mais pessoas”.
Conforme explica, ainda, que a Unidade de Transplante Renal estimule seus pacientes a envolverem suas famílias nessa causa, “não é possível tratar o assunto apenas na data comemorativa, em setembro. Esse é um tema que tem que ser abordado de forma contínua, durante todo o ano”, destaca. Em 2023, o Ambulatório de Transplantes do HE fez 51 transplantes renais, entre os quais sete intervivos, uma modalidade que tem crescido graças à conscientização dos pacientes e envolvimento das famílias. No ano anterior, foram apenas 2 intervivos.
A Campanha – Para levar o tema transplante de órgãos para as ruas, Sidmar Lúcio mobilizou os seus companheiros da Associação dos Veteranos da Força Área Brasileira de Minas Gerais (AVFAB-MG), criada em 2018, com a missão de propor e realizar ações sociais com foco na população mais carente e/ou em causas relacionadas à saúde , tendo ainda como parceiros o MG Transplantes e a Cruz Vermelha, para uma iniciativa conjunta que visa conscientizar a população em geral sobre a importância de aumentar o volume dos procedimentos no Estado. Dessa forma, nasceu a campanha “Seja doador, multiplique vidas”.
Neste sábado, 4 de maio, serão instalados, assim, vários pontos de divulgação em frente à unidade de Nefrologia do HE em Venda Nova, na área de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins, no Terminal Rodoviário da capital e em pontos de grande circulação da cidade, como Praça Sete e Praça da Liberdade. Além da distribuição de materiais educativos e informativos e do registro de doadores, estão previstas apresentações artísticas e culturais, pequenas palestras, caminhadas e panfletagem porta a porta, para ampliar ao máximo o alcance da campanha.
Serviço: “Seja doador, multiplique vidas”.
Lançamento: 04 de maio
Horário: das 8h às 13h
Local: Praça da Liberdade – Belo Horizonte/MG