Agenda Medicina & SaúdeÚltimas Matérias

Agenda Medicina & Saúde

ABRAIDI participa do lançamento do Fórum de Privacidade do Setor de Saúde

 A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde, juntamente com outras nove entidades setoriais, participou em 29 de agosto do lançamento do Fórum de Privacidade e Proteção de Dados do Setor de Saúde. O evento foi no auditório do Conselho da Justiça Federal e contou com as seguintes signatárias, que representam os diferentes elos da cadeia de valor em saúde, além da ABRAIDI: Abramed, Abramge, Sinog, Anahp, CMB, CNSeg, CNSaúde, FBH e Fenasaúde e com as participações do presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, Waldemar Gonçalves e do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Bôas Cueva.  O documento de fundação do Fórum foi assinado pelo presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha.

De acordo com o diretor executivo da ABRAIDI, Bruno Bezerra, “trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil, cuja missão é debater e fomentar as discussões envolvendo privacidade, proteção de dados, inovação e tecnologia para o segmento, além de preparar uma proposta de autorregulação do setor”. Para Davi Uemoto, gerente de Conteúdo e Compliance da Associação, “todas as entidades participantes reconhecem a importância da LGPD para o desenvolvimento econômico e social do país”.

 Hapvida NDI fecha acordo com Harvard

A Hapvida NDI fechou um acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos EUA, para desenvolvimento de pesquisas científicas no Brasil e formação de especialistas. A meta da companhia é se tornar referência em estudos clínicos e médicos na América Latina, com laboratórios e centros de formação de especialistas em Belém, Fortaleza, Goiânia, São Paulo e Ribeirão Preto (SP).

Com o acordo, a Hapvida NDI passa a fazer parte do programa global de pesquisa clínica da instituição norte-americana. Os trabalhos devem começar no próximo ano e estarão no centro das atenções a formação de pesquisadores para o desenvolvimento de estudos de novos tratamentos para câncer, doenças cardíacas e neurodegenerativas, e pesquisas com foco nas consequências deixadas pela covid-19.

Para o diretor-executivo de Pesquisa & Desenvolvimento e Educação da Hapvida NDI, Kenneth Almeida “a comunidade científica já deixou de fazer muitos estudos por falta de especialistas no país e na América Latina. A parceria entre a Hapvida NDI e a Escola de Saúde Pública de Harvard visa suprir esta lacuna. Por isso, o programa não está restrito apenas aos especialistas das duas operadoras. Ele pode ter uma força expressiva ao envolver também pesquisadores de toda a comunidade que estejam interessados em participar do programa. Quanto mais houver mão de obra especializada, maior será a realização de pesquisas na América Latina”.

                              SOBRASP 2022

O II Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente acontecerá entre os dias15 e 17 de setembro, no formato online (sobrasp2022.com.br/), tendo como tema central “Inovar para garantir a qualidade do cuidado e segurança do paciente no contexto das iniquidades em saúde”, que será discutida em cinco tópicos abaixo relacionados, através de conferências magnas, mesas redondas, painéis de debate, rodas de conversas, café com especialistas, simpósios e cursos.

De acordo com o presidente da SOBRASP, Victor Grabois, “o objetivo é compartilhar conhecimentos e experiências consolidadas e inovadoras que levem a mudanças no caminho das melhores práticas em prol da qualidade e segurança do paciente, com a preocupação de proporcionar e assegurar o cuidado seguro a todos, particularmente àqueles em situações de iniquidade que comprometem tantos direitos básicos”. 

CENSA Betim completa 58 anos de assistência a pessoas com deficiência intelectual

A instituição é referência na área, especialmente em autismo severo.  É reconhecida pelo seu trabalho realizado com uma da equipe transdisciplinar, que planeja e orienta os cuidados terapêutico a mais de 90 educandos que, hoje, contam com o suporte profissional especializado.

De acordo com Natália Costa, mestre em Psicologia e diretora do CENSA Betim, celebrar os 58 anos de atuação da instituição é uma alegria. “Chegar a quase seis décadas de serviços ininterruptos é um privilégio. Estamos perpetuando o legado deixado pela educadora Ester Assumpção e preservamos os valores que ela manteve na condução do trabalho. Assim como ela fazia, nossa equipe atua com muito carinho e busca sempre se atualizar para aplicar métodos e terapias que visem melhorar a qualidade de vida dos nossos educandos”.

Setor de telemedicina cria manual de boas práticas

A Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital (Saúde Digital Brasil) lançou um Manual de Boas Práticas em Telemedicina e em Telessaúde. O lançamento ocorreu no último dia 25 de agosto, no Espaço Executivo da Fiesp / Ciesp, em São Paulo.

A telemedicina tem provocado impactos em toda a sociedade e beneficiado sem exceções, pacientes, médicos, o sistema público e privado de saúde.

Para acessar o Manual, entre no link: https://saudedigitalbrasil.com.br/manual-de-boas-praticas/

23º. Simpósio Internacional de Neonatologia

Nos dias 30 de setembro e 1° de outubro de 2022, o Grupo Santa Joana, que contempla os Hospitais e Maternidades Santa Joana, Pro Matre e Santa Maria de São Paulo, promoverá o 23º Simpósio Internacional de Neonatologia.

O evento, destinado a pediatras e neonatologistas, será realizado no Anfiteatro da Pro Matre Paulista, e contará com a participação de renomado especialista internacional, além de grandes nomes da neonatologia nacional.

De acordo com Dra. Edinéia Vaciloto Lima, participante da Comissão Organizadora desde a primeira edição do Simpósio e neonatologista responsável pela UTI Neonatal da Pro Matre Paulista, o evento tem como objetivo compartilhar toda a jornada percorrida pelo Grupo Santa Joana em mais de 70 anos de história, bem como a expertise desenvolvida durante este tempo, tornando-o referência nos cuidados com bebês prematuros.

      Hospital Evangélico de BH inaugura Centro de Especialidades na capital

O Hospital Evangélico de BH inaugurou, recentemente, o seu novo Centro de Especialidades, que passará a funcionar fora da unidade hospitalar do bairro Serra, região Centro-Sul da capital, à Av. do Contorno, 4451, bairro Funcionários, com foco nos pacientes de convênios médicos parceiros e atendimentos particulares. O serviço estará aberto ao público a partir de 2 de setembro.

Segundo o superintendente executivo do Hospital, Perseu Perucci, o Centro de Especialidades é a décima unidade de negócios do grupo e representa mais uma fonte de receita para manter a sustentabilidade financeira da instituição filantrópica que atende 75% via Sistema Único de Saúde e 25% de pacientes de convênios e particulares.

“Com a transferência da unidade para um imóvel independente, teremos espaço físico na nossa unidade hospitalar para ampliar o Pronto Atendimento (PA), para atendimentos de urgência e emergência para pacientes de convênios e particulares em diversas especialidades. No segundo momento, iniciaremos a ampliação do CTI, com a abertura de mais 21 leitos e também do bloco cirúrgico, o que possibilitará aumentar nossa capacidade via SUS principalmente para as cirurgias eletivas“.

Hospital HSANP conquista certificação ONA

O Hospital HSANP/São Paulo (SP), acaba de receber a certificação “Nível 2 – Acreditado Pleno” da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais importantes para as instituições da área de saúde no país. O selo reconhece as melhores práticas de qualidade e segurança e reforça o compromisso do hospital de ser referência no atendimento à população da Zona Norte da capital paulista.

Segundo o Dr. Ulisses dos Santos, diretor técnico do HSNP, “esse reconhecimento é motivo de grande orgulho para a nossa instituição, pois é resultado de um esforço diário, um trabalho minucioso que envolve todos os 850 colaboradores e cada processo interno ligado à qualidade do serviço prestado”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo