Agenda Medicina & SaúdeÚltimas Matérias

Agenda Medicina & Saúde  

Revista Newsweek destaca eficiência do Hospital das Clínicas da FMUSP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) foi reconhecido novamente na edição de 2024 do ranking World’s Best Specialized Hospitals, realizado pela revista estadunidense Newsweek, em parceria com a Statisa Inc. O ranking avaliou 12 especialidades em instituições globais, integrando duas novas, obstetrícia e ginecologia. Em um panorama mundial, o HCFMUSP figura entre os 50 melhores colocados em Cardiologia (21º), em Neurologia (29º) e em Cirurgia Cardíaca (43º). Ainda está entre os 100 melhores em Ortopedia (71º) e Neurocirurgia (90º). O hospital também foi citado em Gastroenterologia (114º), especialidade que subiu nove posições em relação ao ano anterior, e em Oncologia (149º).

O ranking da Revista Newsweek/Statisa Inc. é realizado anualmente desde 2019 e analisa hospitais de 28 países com base em recomendações de 80 mil profissionais da saúde, pesquisas de satisfação de usuários e indicadores

Global Summit APM 2023 realiza 1ª competição de startups

A 5ª edição do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM, marcada para 20 a 22 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, será palco da primeira GS Competition & Award 2023, cujo objetivo é fomentar e difundir o conhecimento de startups em soluções tecnológicas existentes no setor. A proposta da ação é divulgar as inovações relacionadas ao uso da Telemedicina e da Telessaúde que buscam aumentar o acesso e a equidade, com qualidade, aos serviços de Saúde, tanto do sistema público como do suplementar no Brasil, em consonância com o tema central do evento deste ano: “Saúde Digital para Todos”. 

A competição é resultado da parceria entre a Associação Paulista de Medicina (APM), realizadora do GS APM 2023, e a FIAP – Centro de Excelência de Educação em Tecnologia –, e é voltada a startups legalmente constituídas, ativas, atuantes e residentes no Brasil.

As inscrições podem ser feitas no site https://globalsummit.org.br/gs-startup-competition-award-2023/, até o dia 16 de outubro.

Os participantes poderão apresentar propostas de negócios, produtos ou serviços que estejam alinhados com as seguintes áreas temáticas: Telemedicina e Telessaúde; Monitoramento remoto de pacientes; Inteligência artificial aplicada à Saúde; Saúde digital e aplicativos para cuidados à Saúde; Tecnologias para o bem-estar, promoção e prevenção de doenças; Outros, a serem avaliados no processo seletivo inicial.

Invision Healthtech leva prêmio de R$10 mil no Feluma Challenge

Um problema real e um desafio na disputa pelo prêmio de R$10 mil, esse foi o cenário do Feluma Challenge. Startups se inscreveram para pensar numa solução inédita para melhorar a gestão da eficiência do mapa cirúrgico, com o objetivo de eliminar atrasos, cancelamentos e permitir atender às demandas de procedimentos de urgência. Quem venceu o desafio foi a Invision Healthtech, com o Invision Tracker, um rastreador de pessoas, instrumentos, equipamentos e o que mais tiver necessidade de rastreabilidade de dados.  

A tecnologia apresentada monitora cada etapa do processo hospitalar, desde o agendamento de uma cirurgia até à recuperação do paciente. São colocados sensores de monitoramento (beacons) que enviam um banco de dados para um software, o transformando em indicadores relevantes como, taxa de ocupação, taxa de ociosidade, tempo da cirurgia por especificidade, por cirurgião, quanto tempo gasto no preparo do bloco etc.  

De acordo com a head de negócios da Invision Healthtech, Pamella Campos, o grande ganho em usar essa tecnologia é tirar os dados do preenchimento manual. “O dado entra de forma automática por sensores com o uso de pulseiras de beacons colocadas nos pacientes, na equipe, até nos carrinhos da limpeza ou instrumentos. Assim, é possível mapear o tempo levado em cada processo, identificar os gargalos e criar mapas cirúrgicos com logísticas mais precisas”. 

Médico brasileiro é indicado ao “Future 50 de 2023”

O Project Management Institute (PMI) anunciou recentemente a lista 2023 Future 50, que apresenta 50 líderes em ascensão que estão transformando o mundo e remodelando o futuro por meio de projetos. Esses 50 indivíduos representam um novo grupo de profissionais de projetos que impulsionam a transformação em todas as regiões de PMI e em diversos setores. 

Entre os 50 homenageados destaca-se o brasileiro Gabriel Liguori, cofundador do startup de biotecnologia TissueLabs. Reconhecido e nomeado nas listas Forbes Under 30 e MIT Innovator Under 35, Gabriel direciona as suas energias para a medicina regenerativa, onde ele cria órgãos e tecidos cultivados em laboratórios. O objetivo final é desenvolver órgãos artificiais para enfrentar a escassez para transplante, uma paixão que surgiu quando ele enfrentou uma anomalia cardíaca na infância, que exigiu um procedimento cirúrgico.

Além de Gabriel, estão entre os homenageados na América Latina: Felipe Lara Leyva (México), Fred Camus Yeomans (Chile), Scarlin Marcelina Gómez Tejada (República Dominicana), Lëmnec Tiller (Colômbia) e Tomás Giovanetti (Argentina).

8ª edição do ENATIH marca os 30 anos de fundação da ELMECO

A 8ª edição do ENATIH – Encontro Nacional de Terapia de Implantes Hormonais, realizada nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no Tivoli Ecoresort/Salvador, marcou os 30 anos de fundação da Elmeco, uma farmácia magistral fundada pelo Prof. Dr. Elsimar Coutinho, referência na terapia hormonal no Brasil.

Tendo como tema central “Ciência em Movimento – Sempre à frente do tempo”, a 8ª edição do ENATIH contou com a participação de aproximadamente 300 congressistas, que puderam acompanhar as novidades no campo da terapia hormonal, estudos recentes publicados e aulas sobre as patologias estrogênio-dependentes com a presença dos maiores especialistas do país. Na programação também destaque para a reposição hormonal masculina com o uso dos pellets.

Hospital Santa Paula completa 65 anos

A instituição, que faz parte da Dasa, rede de saúde integrada do Brasil, é referência em tratamentos de alta complexidade em São Paulo, especialmente nas áreas de oncologia, cardiologia e neurologia.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo