Agenda Medicina & SaúdeÚltimas Matérias

Agenda Medicina & Saúde

Cristina Izar toma posse como presidente da SOCESP

A médica Cristina Izar é a nova presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São PauloSOCESP. Sua possa acontecerá nesta sexta-feira (23/02), quando estará à frente da entidade nos próximos 2 anos, dando prosseguimento ao trabalho desenvolvido por Ieda Jatene, segunda mulher presidente da sociedade.

A posse da Dra. Cristina Izar ao cargo máximo de uma das mais tradicionais entidades médicas do país reflete a tendência crescente de mulheres ocupando espaços na medicina. Segundo a última edição da Demografia Médica no Brasil – levantamento realizado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Faculdade de Medicina da USP –, a partir deste ano, as mulheres já serão a maioria na medicina. A projeção aponta para 50,2% de médicas em 2024. Em 2022, as doutoras eram 48,6%, o que constata a feminilização progressiva da profissão. Na SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, a posse da Dra. Cristina Izar reflete este cenário.

Ela é especialista em dislipidemias e dislipidemias genéticas, considerada uma das pesquisadoras mais relevantes nesta área. Graduada pela USP de Ribeirão Preto e com residência em clínica médica e cardiologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, possui doutorado em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo, onde é professora adjunta livre docente.

Como integrante da diretoria anterior, Cristina já está engajada nos principais programas da SOCESP.  Ela pretende priorizar o Projeto Infarto, realizado há mais de dez anos em parceria com o COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) e com a Secretaria Estadual de São Paulo.

Trata-se de uma iniciativa para padronizar o socorro ao paciente infartado, definindo fluxos, métricas e validando protocolos, com o objetivo de diminuir fatalidades cardíacas. “As doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 30% de todas as mortes no país. Precisamos reduzir estes números”, enfatiza a nova presidente. “O Projeto Infarto tem este papel: contempla, entre outras iniciativas, treinamentos ministrados por nossos especialistas para equipes da linha de frente dos hospitais públicos do Estado.”

                    Dengue: ações da Rede Mater Dei

A Prefeitura de Belo Horizonte decretou, no último sábado, dia 17/2, estado de emergência em saúde pública em decorrência da Dengue, situação que se repete em outros 47 municípios de Minas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o estado deve enfrentar o pior ano endêmico de dengue da história.

Segundo o último Boletim Epidemiológico de Monitoramento das Arboviroses, divulgado pela Secretaria da Saúde de Minas Gerais, divulgado na quinta (15/2) já haviam sido notificados 181.645 casos prováveis da doença, sendo 62.872 confirmados, 18 óbitos e 100 óbitos em investigação. Para responder a esse cenário, a Rede Mater Dei de Saúde tem empreendido diversas ações para atender aos casos crescentes da doença.

A gerente médica do hub da região metropolitana de Belo Horizonte da Rede Mater Dei de Saúde, Kênia de Castro Macedo, explica que o hospital contratou novos colaboradores em diversos setores, como recepção, enfermagem e laboratório, para ampliação da capacidade de atendimento nos prontos-socorros.

Houve, ainda, ampliação de equipes médicas e do número de leitos de unidade de internação e de unidade de terapia intensiva. “Estabelecemos um fluxo de atendimento no Pronto Socorro que permite tanto priorizar o atendimento médico dos pacientes que apresentam sinais de alarme, quanto acompanhar a evolução clínica e laboratorial dos pacientes que não tiveram indicação de internação, mas precisam retornar ao hospital nos dias que se seguem ao diagnóstico, para controle rigoroso da evolução clínica”.

Uma Senhora Cidade, um Senhor Futuro

O Hospital Dom João Becker, de Gravataí, RS, integrado à Santa Casa de Porto Alegre, coloca em curso, nos próximos dias, uma iniciativa que deverá impactar positivamente seus pacientes, acompanhantes e clientes com mais de 60 anos. A partir de um projeto do Instituto Horiguchi, em parceria com a Prefeitura de Gravataí, o Hospital Dom João Becker inicia o desenvolvimento de uma metodologia que visa compreender e implementar oportunidades de melhoria na relação e interação com o público 60+, com foco no respeito às características próprias dessa etapa de vida.

Segundo dados do IBGE, Gravataí tem hoje uma população em torno de 47 mil pessoas com idade acima dos 60 anos, o que representa aproximadamente 17% da população, um percentual acima da média nacional, que é de 15,8%, número este que, associado a outros dados, motivou a Prefeitura a criar o projeto Uma Senhora Cidade, um Senhor Futuro, um olhar de longo prazo para um grupo populacional que demanda ações e, fundamentalmente, planejamento dos atores públicos e privados.

“Nosso objetivo é, antes de mais nada, ter um diagnóstico preciso daquilo que é possível fazermos, como instituição de saúde, para melhorar a jornada de nossos pacientes 60+. A curva crescente desta população nos indica que é fundamental um olhar diferente e específico para uma série de necessidades e demandas que surgem com a idade, tanto para o desenvolvimento do nosso hospital quanto, prioritariamente, para o bem-estar dos nossos clientes”, avalia Antônio Weston, superintendente do hospital que, em 2023, teve mais de 80% do indicador paciente-dia dedicado aos usuários do SUS.

ABORL-CCF tem nova diretoria

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) deu posse à nova presidência e aos membros da diretoria que irão comandar a entidade na gestão 2024. A solenidade foi realizada recentemente em São Paulo.

O novo presidente da entidade é o Dr. Fabrizio Ricci Romano. Atuando como otorrinolaringologista desde 2001, Romano é formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e possui doutorado em ciências pela FMUSP e pós-doutorado em otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMUSP-RP). Além disso, já foi presidente da Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e presidente do Departamento de Cirurgia de Base de Crânio da ABORL-CCF.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo