Agenda Medicina & Saúde
Fraturas no quadril, todo cuidado é pouco.
O crescimento da população acima de 60 anos é visível no Brasil, com mulheres e homens saudáveis, trabalhando em suas áreas de atuação e praticando esportes, entre outras atividades. Entretanto, com o envelhecimento, surgem os problemas de saúde, entre eles os de quadril. Frequentemente, nessa faixa etária ocorrem acidentes, como quedas, afetando muitas vezes esta articulação localizada entre o fêmur e a bacia, que conecta os membros inferiores ao tronco.
O ortopedista Eliseu Barros, de Belo Horizonte, cirurgião do quadril, destaca que a maioria dos acidentes são decorrentes de quedas em ambientes domésticos, estando relacionados também a contusões cerebrais, fraturas do punho e fraturas do ombro. Por isso mesmo, o lar deve estar devidamente seguro, sem tapetes, com boa iluminação e com barras de segurança em determinados locais, como banheiros, quartos e corredores.
Importante também cuidar da osteoporose, que leva a uma fragilidade dos ossos. Como forma de prevenção, ele orienta: dieta adequada, exposição ao sol e exercícios físicos que envolvam o levantamento de peso.
Pesquisa sobre Alzheimer
O neurologista e pesquisador-associado do Instituto do Cérebro da PUCRS, Cristiano S. Aguzzoli, recebeu financiamento de USD 250,000 da organização internacional Alzheimer’s Association para a sua pesquisa “Glial Reactivity Marker Predictive Value on Neuropsychiatric Symptoms in Alzheimer’s disease” (Valor preditivo do marcador de reatividade glial em sintomas neuropsiquiátricos na doença de Alzheimer). O estudo visa identificar marcadores inflamatórios no sangue capazes de prever sintomas neuropsiquiátricos em pacientes com a doença neurodegenerativa de maior incidência no mundo, e foi escolhido pela organização internacional através de um criterioso e competitivo processo de seleção.
O projeto de pesquisa financiado é fruto dos resultados obtidos em recente estudo liderado por Cristiano e realizado na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
A Alzheimer’s Association é a maior associação de financiamento não governamental dedicada à pesquisa sobre a Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas (DADR).
FELUMA estuda o por quê da falta de médicos especializados no SUS
A Fundação Lucas Machado – FELUMA, instalada em Belo Horizonte/MG, irá criar uma equipe especial para estudo do gargalo da falta de médicos especializados no Sistema Único de Saúde – SUS. O anúncio foi feito pelo Diretor de Estratégia e Novos Negócios da entidade, o economista Flávio de Almeida Amaral.
A Feluma é a fundação mantenedora da Faculdade Ciências Médicas (FCM-MG), do Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG), do Instituto de Olhos Ciências Médicas (IOCM-MG) e do Ambulatório Ciências Médicas (ACM-MG). Todos com atendimento 100% SUS.
Unimed-BH realiza formatura dos alunos do programa de Residência e Especialização Médica
A Unimed-BH realizou na última semana a formatura do programa de Residência e Especialização médica da cooperativa. Trinta pós-graduandos passaram pelo programa nas diversas especialidades, entre elas, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria. Essas áreas da Medicina estão entre as mais procuradas, conforme a última Demografia Médica.
De acordo com diretor de Gestão Assistencial da Unimed-BH, Eudes Magalhães, o Programa de Residência e Especialização Médica é uma etapa importante no desenvolvimento da carreira do médico. Este é um programa no qual nós da Unimed-BH acreditamos muito porque além de conhecer da dinâmica de um hospital, saber as competências de cada um da equipe, ter bom relacionamento interpessoal, nossos residentes também conhecem de perto como funciona a gestão de uma cooperativa de trabalho médico e outros diferenciais que são cada vez mais exigidos de um profissional da área médica nos dias atuais.