Agenda Medicina & SaúdeÚltimas Matérias

Agenda Medicina & Saúde

AMRIGS encerra ponto de arrecadação com levantamento de 150 toneladas de donativos

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) encerrou, no dia 3 de junho, seu ponto de arrecadação de donativos para a população atingida pelas enchentes no estado, aberto desde 2 de maio, na sede da instituição em Porto Alegre. A iniciativa foi fundamental para pronto atendimento de gaúchos impactados pelos eventos climáticos.

De acordo com o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., “seguimos empenhados nesta importante rede de solidariedade, garantindo que cada item seja corretamente classificado e entregue conforme a necessidade. Visamos otimizar a gestão dos recursos disponíveis e assegurar que a população receba os produtos de maneira eficiente e organizada”.

A primeira fase da campanha deu início ao protagonismo de cenas marcantes de força e união, com imagens impressionantes do foyer e o Teatro AMRIGS completamente lotados de roupas, cobertores e travesseiros. O volume de doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza e ração para animais foram suficientes para superlotar os corredores do prédio onde funcionam as sociedades de especialidades. Estes itens foram integralmente distribuídos e direcionados para instituições, ONGs, abrigos e casas de acolhimento.

Santa Casa BH:  125 anos

A Santa Casa BH, referência na área de Saúde em Minas Gerais, completou recentemente 125 anos. Para celebrar essa trajetória de grandes conquistas, a instituição realizou um evento especial, no último dia 21 de maio, data da sua inauguração. 

A programação foi aberta com a realização de um Culto Ecumênico em Ação de Graças e, em seguida, houve a entrega da Medalha Dr. Aloysio Andrade de Faria. Este ano, a honraria foi entregue ao procurador-geral de Belo Horizonte, Dr. Hércules Guerra; ao professor e pesquisador Dr. Marcus Vinicius Gomez; à médica cancerologista e oncologista clínica, Dra. Maria Nunes Álvares; ao médico e ex-chefe do serviço de cirurgia pediátrica da Santa Casa BH, Dr. Moacir Tibúrcio (homenagem póstuma); ao médico e ex-secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde Helvécio Magalhães Júnior; ao empresário Pedro Lourenço, representado pela diretora de Marketing dos Supermercados BH, Kátia Andrade e à voluntária e filantropa Maria Christina (Titita).

O provedor da Santa Casa BH, Roberto Oto, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância desse marco na história da instituição. “Hoje, celebramos 125 anos de um sonho que, apesar de já ser uma realidade, se fortalece, se reinventa e cresce a cada dia. Esse sonho é traduzido pela nossa bandeira, que é ‘levar saúde de ponta para todos’, especialmente para aqueles que mais precisam. No entanto, a nossa missão só é possível porque a sociedade acredita e contribui para o trabalho realizado aqui dentro. Por isso, aproveito para agradecer a todos que nos ajudam a escrever a história desta grandiosa instituição, que tanto orgulha os mineiros”.

26 anos de excelência em cardiologia

O Hospital Cardiológico Costantini, de Curitiba/PR, comemora 26 anos de dedicação e excelência em cardiologia neste mês de maio, consolidando-se como referência nacional na cardiologia integrada e na hemodinâmica, bem como na cardiologia esportiva.

Fundado pelo cardiologista Costantino Costantini, que realizou a primeira angioplastia da América Latina há mais de 40 anos, o hospital trata desde a prevenção primária até a reabilitação secundária, garantindo um cuidado completo aos seus pacientes. Desde a sua inauguração, já foram quase 3 milhões de atendimentos, incluindo consultas eletivas e de emergência, exames, procedimentos e internamentos.

Com uma infraestrutura moderna, o prédio atual ocupa uma área de 12 mil m² e conta com cerca de 350 funcionários e mais de 150 médicos no corpo clínico.


AEBMG/ Hospital Evangélico recebe homenagem da ALMG

A Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais – AEBMG, mantenedora do Grupo Hospital Evangélico, foi homenageada, no último dia 20 de maio, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelos 78 anos de atividades nas áreas de saúde e educação. A iniciativa foi da deputada estadual Ione Pinheiro (União Brasil).  A cerimônia foi realizada no Plenário Juscelino Kubitschek. Na ocasião, o presidente da AEBMG, Euler Borja, destacou a importância da homenagem. Como instituição filantrópica a serviço dos mineiros, afirmou, “recebemos esta honraria como incentivo para que continuemos na luta de todos os dias, buscando fazer sempre muito além do nosso compromisso, fomentando projetos de grande impacto social como, por exemplo, o projeto Vivendo e Aprendendo, de alfabetização dos nossos pacientes durante sessão de diálise. Todo o hospital faz o seu máximo. Nós fazemos mais”.

INTO recebe certificado UTI Performer

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) recebeu pela primeira vez o certificado UTI Top Performer, que reconhece o desempenho dos principais centros de terapia intensiva do país no atendimento assistencial aos pacientes críticos. O selo é concedido pelo Projeto UTIs Brasileiras, fruto da parceria entre a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e a Epimed Solutions, especializada em gestão de informações clínicas e epidemiológicas. 

As instituições que atingem os melhores resultados são avaliadas por meio das baixas taxas de mortalidade e a alocação eficiente dos recursos, de acordo com a gravidade dos pacientes. Das 1.800 unidades participantes, 233 foram certificadas. No município do Rio, dentre as instituições selecionadas, o INTO foi a única instituição pública que conquistou o selo. 

Para Germana Bahr, diretora-geral do INTO, “é um reconhecimento que reforça o compromisso dos profissionais do Instituto com o atendimento de excelência e a busca contínua dos melhores resultados para cada paciente, demonstrando a importância e o impacto das ações do INTO para o Sistema único de Saúde (SUS) e para toda a sociedade”.

Para o coordenador da UTI do Instituto, Emir Guimarães, o selo atesta o empenho diário de toda a força de trabalho, composta por uma equipe multidisciplinar, entre técnicos, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos. “Receber essa certificação é motivo de orgulho para todos os profissionais. O selo não foi conquistado apenas pela UTI, mas pelo INTO como um todo”, ressalta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo