DestaquesÚltimas Matérias

Alerta da SBCP: busca sem critérios para realizar a chamada “harmonização facial” traz riscos ao paciente

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Octávio Gonçalves de Freitas: “publicações com imagens de antes e depois nas mídias sociais não atestam que o profissional é especialista e credenciado pela SBCP”

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP, através de sua regional em São Paulo, alerta a população interessada na chamada “harmonização facial“, para procurar profissional habilitado e especialista em cirurgia plástica ou em dermatologia. O procedimento tem sido bastante divulgado nas mídias sociais, desde o início da pandemia da covid 19, por personalidades públicas, conhecidas do grande público, onde são oferecidas as mais variadas técnicas, nem sempre comprovadas, com a publicação de imagens de suposto “antes e depois”, o que é vetado pelo Conselho Federal de Medicina.‎

Para o presidente da SBCP-SP, Dr. José Octavio Gonçalves de Freitas, todas as cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras, bem como os procedimentos estéticos, devem ser realizados por profissional habilitado e especialista, em local adequado, seguindo todos os protocolos de segurança para médico, paciente e equipe de enfermagem, frente à covid 19 e suas variantes.

Há casos de pessoas não habilitadas que oferecem aos pacientes rápidas e duvidosas promessas de melhora da estética facial (nos lábios, nariz, queixo e mandíbula) com produtos não aprovados pela ANVISA e/ou, que não são recomendados pela SBCP para a região da face.

“É preciso muita atenção na escolha do profissional. Nesse sentido, recomendamos verificar no site: cirurgiaplastica.org.br, se o nome escolhido consta como médico credenciado”, ressalta o presidente José Octavio Gonçalves de Freitas, como um alerta para os interessados neste procedimento, informando que somente no estado de São Paulo, a regional da SBCP é composta por 2.300 profissionais credenciados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo