DestaquesÚltimas Matérias

Autista busca transformar a vida de pessoas por meio da arte

Lucas Ksenhuk, artista plástico paulista diagnosticado com autismo desde a infância, sempre buscou a arte como uma forma de reconhecimento e independência para a sua vida

Ainda na infância, Lucas Ksenhuk já desenhava e desenvolvia sua técnica artística de listras coloridas. Diagnosticado com autismo, ele sempre encarou a sua arte como um trabalho que podia transformar a vida de outras pessoas e trazer independência e reconhecimento para a sua jornada pessoal. Aos 11 anos, produziu uma coleção com 30 cadernos de desenhos e seus pais o incentivaram a transferir sua arte do papel para as telas. “Nelas, reconheci no meu trabalho uma chance de ir mais longe e, assim, fiz minha primeira exposição com 30 quadros, todos vendidos em poucas horas”, explica Lucas.

Hoje, as telas do artista têm chamado a atenção de muitas pessoas, não somente no Brasil, mas também nos Estados Unidos e no Canadá. “As obras produzidas por Lucas são notoriamente intensas. Por isso, apenas com um olhar conseguimos identificar o seu principal objetivo por meio da arte, que é transmitir vida e alegria para as outras pessoas. São, justamente, esses fatores que fazem com que ele consiga alcançar a tantos com a sua arte ao redor do mundo”, conta Marisa Melo, curadora artística e fundadora da UP Time Art Gallery, galeria de arte itinerante na qual Ksenhuk faz parte.

Além de influenciar as pessoas com suas criações, Lucas tomou a decisão de registrar toda a sua história artística em um livro para crianças e adolescentes: “Uma história real em traços coloridos”, publicado em 2020. As páginas contam com textos leves, onde o pintor expõe a sua história, com imagens de suas obras de arte. Destacam-se ainda os prefácios assinados por Kobra, artista de rua – que se tornou um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, e Cris Campana – artista plástica renomada, que coleciona em sua carreira experiências com escultura, pintura, pesquisa e fotografia.

O pintor promissor leva consigo o sonho de seguir o caminho artístico e continuar mostrando sua arte ao mundo, com o objetivo de reviver a cada pintura e se autoconhecer. “A arte pode ter uma influência muito profunda e única na vida de qualquer pessoa. Ela pode fazer renascer emoções que estavam escondidas, pode mexer com áreas dentro de você que, se não fosse por ela, jamais seriam tocadas”, finaliza o artista. 

Mais informações sobre o artista, acesse: www.uptimegallery.com/lucasksenhuk


Sobre a UP Time Art Gallery – Galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Fundada por Marisa Melo, artista, curadora artística e crítica de arte, a galeria alcança mais de 30 países ao redor do mundo. Em formato digital, ela apresenta mundialmente exposições 3D e exposições regionais presenciais com um time de artistas distintos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo