Em FocoÚltimas Matérias

Banco de Leite Humano da Santa Casa de São Paulo comemora sete anos

O Banco de Leite Humano da Santa Casa de São Paulo comemorou recentemente sete anos de atividade. Em 2020, por conta da pandemia, o Banco de Leite se adaptou para manter o acolhimento humanizado e seguro, com todas as medidas de prevenção e controle da COVID-19. Os agendamentos das doações foram espaçados, medidas de higiene de mãos e uso de álcool gel foram reforçadas, uso obrigatório de máscaras para mães doadoras e equipe de colaboradores, foi feito o distanciamento entre as poltronas, além da orientação de interrupção da doação para mães com sintomas respiratórios ou COVID-19 confirmada.

Devido a pandemia, ano passado, o Banco de Leite da Santa Casa de São Paulo registrou uma queda no número de doações. Foram 1940 atendimentos na sala de coleta, com volume de leite humano recolhido de 420,68 litros, enquanto em 2019 foram 2553 atendimentos e 468,4 litros de leite humano coletados.

Se a mulher apresentar leite excedente e desejar doá-lo, basta buscar informações nos serviços de saúde sobre a rede de Bancos de Leite Humano ou postos de coleta que sejam referência de sua região. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Após uma entrevista realizada pela enfermeira, exames de sangue serão coletados e após resultados negativos, a doação é liberada. Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado aos bebês, principalmente prematuros, internados nas unidades neonatais ou pediátricas.

“Nossa missão é sensibilizar mulheres sobre a importância da amamentação e da doação de leite humano. Assim, os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno” destacou Dra. Maria Augusta Junqueira Alves, Gestora do Banco de Leite Humano da instituição.

Sobre a Santa Casa de São Paulo – Fundada há 460 anos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica, privada e laica, considerada um dos mais importantes centros de referência hospitalar do Brasil e presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo pacientes de São Paulo e de outros estados do Brasil.

A instituição também é reconhecida nacionalmente pelo desenvolvimento de pesquisas e por ser referência em atendimentos complexos, que necessitam de cuidados por equipes multiprofissionais. Aliado à tradição médica e à formação profissional especializada, a instituição realiza atendimento em 54 especialidades e áreas de atuação, sendo referência para o Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo