CampanhasÚltimas Matérias

Campanha Alerta Lilás do Ministério Público de Minas Gerais vai combater o feminicídio

Além do Hermes Pardini, outras instituições de Belo Horizonte, como o Hospital Felício Rocho e o Hospital da Baleia, também aderiram à campanha

Foto: André Martins

O Hermes Pardini, laboratório do Grupo Fleury, firmou uma importante parceria com o Ministério Público de Minas Gerais -MPMG, no dia 18 de agosto, para integrar esforços na campanha Alerta Lilás, voltada à prevenção e ao combate ao feminicídio e a todas as formas de violência contra a mulher. A iniciativa reconhece o sistema de saúde como espaço estratégico para o acolhimento, educação e orientação da população, colocando profissionais da área na linha de frente da prevenção à violência doméstica.

A campanha está estruturada em dois eixos principais: a divulgação de materiais multimídia nas instituições parceiras e a realização de ações educativas para capacitação dos profissionais de saúde.

De acordo com a gerente de Gestão de Saúde do Grupo Fleury, Lucilene Costa, “firmamos essa parceria com grande satisfação, pois entendemos que o acolhimento e a educação são ferramentas essenciais para enfrentar a violência contra a mulher. O sistema de saúde tem papel fundamental nesse processo, servindo como porta de entrada para o suporte às vítimas e para a promoção da conscientização”.

Além do Hermes Pardini, outras instituições de Belo Horizonte, como o Hospital Felício Rocho e o Hospital da Baleia, também aderiram à campanha, fortalecendo a importância dessa rede integrada de combate. O projeto conta ainda com a participação da Defensoria Pública do estado, Polícia Militar e Polícia Civil, consolidando um esforço conjunto de órgãos governamentais para reduzir os alarmantes índices de feminicídio no Brasil – o quinto país que mais mata mulheres.

Conforme Lucilene Costa explica, a iniciativa representa um avanço significativo na forma como o sistema de saúde pode contribuir para a prevenção da violência de gênero. “Ao capacitar nossos profissionais e integrar esforços com órgãos públicos, fortalecemos uma rede de proteção que vai além do atendimento clínico, promovendo educação e conscientização da comunidade. Estamos comprometidos em ser uma fonte ativa de enfrentamento dessa violência, oferecendo acolhimento seguro e suporte eficaz para as vítimas”, complementa.

Além de aderir à campanha, o Hermes Pardini mantém iniciativas internas alinhadas ao tema, como o programa “Em Frente” – projeto do Grupo Fleury que oferece apoio confidencial a colaboradores, médicas, médicos e familiares que estejam sofrendo ou testemunhando situações de violência. O atendimento é realizado pela ONG Justiceiras, que conecta as vítimas a serviços de Defensoria e Promotoria Pública, Delegacias especializadas, Conselho Tutelar e outras instâncias de proteção.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo