Campanha alerta sobre a incidência das arritmias cardíacas, suas consequências e a prevenção de morte súbita
Você sabe o que são as arritmias cardíacas, como reconhecê-las e o que fazer ao sentir os sintomas da doença, ou até mesmo como socorrer alguém que está sofrendo uma parada cardíaca? Essas são algumas das dúvidas que a campanha CORAÇÃO NA BATIDA CERTA da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas – SOBRAC, irá responder durante o mês de novembro. O evento, que já está em sua 14ª edição, tem como objetivo orientar e conscientizar a população sobre os principais sinais e sintomas de uma arritmia cardíaca, doença que atinge milhares de pessoas em todo o mundo e é responsável pela morte súbita de muitos brasileiros.
“Algumas arritmias cardíacas podem acometer 1 em cada 4 pessoas ao longo da vida, podendo resultar em consequências graves, como insuficiência cardíaca e derrame cerebral (AVC), explica o presidente da SOBRAC, Ricardo Alkmim Teixeira, ao chamar atenção para o fato das arritmias serem responsáveis pela morte súbita de cerca de 300 mil pessoas todos os anos no Brasil”. O assunto, destaca, é tão delicado e merece atenção que em 2007 a SOBRAC criou o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado anualmente em 12 de novembro, data que já faz parte do calendário do Ministério da Saúde. “A missão é divulgar e alertar a população leiga e profissional sobre os principais sinais e sintomas de uma arritmia cardíaca”, acrescenta Carlos Kalil, coordenador da campanha.
Apesar de as arritmias cardíacas serem muito frequentes, inclusive em atletas e indivíduos jovens supostamente saudáveis, os sinais de alerta são pouco divulgados e sua prevenção ainda é precária. “Por isso, todos os anos procuramos levar orientações à população leiga sobre como identificar os principais sintomas, explicar o que são as arritmias e até mesmo treinar as pessoas sobre as manobras de ressuscitação cardíaca com massagens e uso do DEA – Desfibrilador Externo Automático”, observa Kalil.
Na Batida Certa – Neste ano, durante o mês de novembro, a SOBRAC irá divulgar em suas redes sociais, site e por meio dos seus associados, influenciadores digitais, jogadores de futebol e parceiros, informações sobre o que são as arritmias cardíacas, como reconhecê-las e como ajudar alguém que está sofrendo uma parada cardíaca. As ações irão culminar no dia 12 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias e Morte súbita.
“Como não tivemos a oportunidade de realizar as nossas ações presenciais, devido a pandemia do coronavírus, e, também, para ampliar as mensagens da campanha, estamos mobilizando toda a sociedade para, literalmente, vestir a camisa e aderir à campanha com orientações em mídias sociais e imprensa”, conta Carlos Kalil.
As arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração. Elas podem se apresentar na forma de batimentos irregulares, taquicardia (quando o coração bate rápido demais) e bradicardia (quando as batidas são muito lentas). Quando não é tratada, a arritmia cardíaca pode resultar em morte súbita. “Por isso, a importância desta campanha no sentido de orientar a população sobre como reconhecer os sinais e sintomas e quais medidas preventivas podem ser tomadas para evitar o AVC e a parada cardíaca, por exemplo”, finaliza Ricardo Alkmim Teixeira, presidente da SOBRAC.
Twitter – https://twitter.com/SobracO
Facebook – https://www.facebook.com/sobrac
Instagram –https://www.instagram.com/sobrac
Linkedin – https://www.linkedin.com/company/sociedade-brasileira-de-arritmias-cardiacas/
Portal Medicina & Saúde (31)3586-0937 | FAÇA CONTATO