Hospital Santa Paula lança programa inovador de check-up para detecção de câncer de pulmão
Dra. Helena Alves: “a menor exposição à terapia é uma medida protetora que prioriza a saúde e o bem-estar”
O Hospital Santa Paula, referência em São Paulo e que faz parte da Dasa, rede de saúde integrada do Brasil, acaba de estabelecer um novo protocolo de rastreamento para a detecção precoce do câncer de pulmão em pacientes de alto risco. Centralizado em um exame de tomografia que utiliza baixas doses de radiação, o procedimento não apenas oferece resultados precisos, mas protege os pacientes de maior risco, como tabagistas, contra os potenciais impactos negativos associados à exposição à radiação.
Conforme explica a Dra. Helena Alves, radiologista da instituição, líder na implementação do exame, a tomografia de baixa dose é realizada no mesmo equipamento convencional, porém utilizando um protocolo que envolve menor quantidade de radiação e sem a necessidade do uso de contraste. A novidade impacta positivamente na jornada do paciente: “O programa de rastreamento de câncer de pulmão visa a abordagem integral dos nossos pacientes, e a tomografia de baixa radiação não é apenas uma inovação técnica, mas, sim, um ato de cuidado. A menor exposição à terapia é uma medida protetora que prioriza a saúde e bem-estar”.
Além do próprio exame, o programa de check-up reúne uma equipe multidisciplinar de especialistas, entre eles pneumologistas, cirurgiões, oncologistas e radiologistas. Juntos, desempenham um papel fundamental no diagnóstico e na interpretação minuciosa do resultado. “A colaboração é um elemento vital na luta contra o câncer de pulmão. Este protocolo de check-up eleva o patamar do atendimento preventivo, abrindo portas para um diagnóstico precoce, promovendo uma jornada mais tranquila ao paciente”, comenta o Dr. Tiago Kenji, líder de oncologia do Hospital Santa Paula.
Para o diretor da Dasa Oncologia, Dr. Gustavo Fernandes, “o novo protocolo de check-up do Santa Paula reforça nosso compromisso de buscar estratégias mais eficientes para alcançar os melhores resultados para o paciente”.