Osteoporose: mitos e verdades
Dr. Haroldo Chagas: “quando o paciente sofre de osteoporose, a densidade óssea diminui e os ossos se tornam mais fracos”
A osteoporose é uma doença que causa mais de 8,9 milhões de fraturas por ano, em todo o mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. A doença é predominante em mulheres. De acordo com o Dr. Haroldo Chagas, presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro, quando o paciente sofre de osteoporose, a densidade óssea diminui e os ossos se tornam mais fracos. Esse é um problema que acomete principalmente mulheres que estão passando ou passaram pela menopausa.
Quando há a ocorrência de osteoporose na coluna, é possível que haja, por exemplo, fraturas frequentes nas vértebras. Isso causa muita dor e limitação nos movimentos do paciente.
Conforme destaca o médico, os principais sintomas de fratura na coluna vertebral são dor súbita nas costas, agravamento quando em pé ou em movimento, dificuldade de flexionar ou torcer o tronco, diminuição da altura, além de sintomas dolorosos nos braços ou pernas e aumento da cifose (curvatura na porção torácica da coluna).
O tratamento inicial é a imobilização com um colete, no caso de fratura, para estabilização. Para evitar a osteoporose, é preciso tomar suplementos de cálcio e vitamina D. Dessa forma, os ossos ficam menos propensos a fraturas”, observa.
Para esclarecer melhor dúvidas, o Dr. Haroldo Chagas aponta, a seguir, alguns mitos e verdades sobre osteoporose:
A doença atinge apenas pessoas da terceira idade? – Mito. A verdade é que apesar da perda de massa óssea ter relação com o envelhecimento e a menopausa, isso não significa que seja uma doença apenas da terceira idade. Alguns medicamentos e doenças podem causar a doença desde a infância.
Osteoporose não tem cura? – Verdade. A osteoporose é uma doença ainda sem cura. No entanto, isso não significa que não seja possível conviver com a doença e ter qualidade de vida, mas, para isso, é importante iniciar o tratamento o quanto antes, e, assim, evitar maiores complicações.
Apenas mulheres desenvolvem a osteoporose? – Mito. As mulheres são predominantes, mas a doença também pode acometer homens, sendo prevalente a partir dos 70 anos de idade.
A osteoporose é uma doença silenciosa? – Verdade. A doença raramente apresenta algum sintoma antes que aconteça alguma fratura no fêmur, coluna, punho ou braço. Por isso, quando o médico indicar, é importante realizar o exame de densitometria óssea.
Pessoas com osteoporose não podem praticar atividade física? – Mito. Muito pelo contrário, o exercício físico é um grande aliado ao tratamento da osteoporose. A atividade física é um fator que contribui para o aumento da massa óssea, reduzindo a possibilidade do desenvolvimento de fraturas.
A alimentação ajuda na prevenção? – Verdade. A alimentação faz toda a diferença quando o assunto é prevenção da osteoporose. Uma alimentação rica em cálcio e nutrientes ajuda na prevenção e controle da osteoporose.
Apenas leite e derivados são fontes suficientes de cálcio? – Mito. O cálcio também está presente em alimentos, como: nozes, sementes, vegetais de folhas escuras e alho, portanto, é importante consumir diferentes fontes de cálcio.
Fatores genéticos podem contribuir para a doença? – Verdade. Pacientes com histórico familiar de osteoporose têm mais chances de desenvolver a doença ao longo da vida.