Outubro Rosa: Hospital Evangélico BH realiza campanha para a aquisição de lenços e turbantes para pacientes oncológicos de sua unidade em Betim
Para marcar o Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) realiza a campanha ‘Lenço que se compartilha, auto estima que se espalha’, que pretende arrecadar R$ 6 mil para a compra de lenços e turbantes que serão oferecidos a pacientes que fazem o tratamento da doença na unidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Além da arrecadação financeira pelo link ajude.he.org.br/campanha-doacao/lenco-que-se-compartilha-e-autoestima-que-se-espalha, os interessados também podem contribuir com lenços e turbantes, com entregas no Centro Corporativo AEBMG, à Rua Sacramento, 669, no bairro Serra e no Centro de Oncologia do HE, na Avenida Edméia Matos Lazzarotti, 1655, bairro Jardim Brasília, em Betim.
De acordo com a gerente do Centro de Oncologia do HE, Cássia Ariana de Lima, 70% das pacientes em tratamento de câncer na unidade preferem usar lenços e turbantes no período em que perdem os cabelos, devido à quimioterapia. Ela ressalta que esses adereços fazem o resgate da autoestima e do empoderamento da mulher frente à doença. “Historicamente, o lenço ganhou uma simbologia de força e esperança para elas, que passam a compreender a quimioterapia como um processo que tem começo, meio e fim; e a manterem a mente forte e positiva em relação aos resultados do tratamento”, explica.
Conforme explica também a gerente da Unidade do HE em Betim, Daiane Ferreira, a mobilização da comunidade é fundamental para ampliar o alcance da campanha, no sentido de encorajar mais mulheres a procurarem o serviço médico para os exames ginecológicos anuais.
Acolhimento e apoio – Da mesma forma, o médico mastologista da unidade Betim do HE, Guilherme Junqueira, reafirma a importância do Outubro Rosa como alerta de que o câncer de mama é potencialmente tratado e curado quando o diagnóstico é precoce. “Todos os anos, nesse mês, as mulheres são lembradas da necessidade de se cuidarem, o que também inclui o checkup ginecológico”, frisa, ressaltando, ainda, que a alta autoestima da paciente contribui de forma efetiva para o resultado do tratamento do câncer de mama.
Na unidade de Oncologia do HE em Betim, o Serviço de Psicologia acompanha as pacientes a partir da divulgação do diagnóstico. “Mas cabe também às famílias e aos companheiros (as) oferecerem uma rede de apoio, acolhimento e sustentação para que essas mulheres possam manter um nível de tranquilidade e confiança que terá repercussão positiva sobre as etapas críticas do tratamento, principalmente a da perda dos cabelos, que são um símbolo da feminilidade”, observa o médico.