Em FocoÚltimas Matérias

Paternidade X Carreira: como os pais podem influenciar na escolha de carreira dos filhos

O Dia dos Pais está se aproximando e é um ótimo momento para pais conversarem com seus filhos sobre carreira profissional, tendo como exemplo suas próprias referências. Segundo a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama, “os filhos fazem escolhas alinhadas com o que observam sobre seus pais. Nossas crenças sobre carreira e dinheiro começam a ser formadas na infância com os exemplos que os adultos trazem, então das comemorações aos sofrimentos gerados pelo trabalho, como problemas de saúde mental e o Burnout”, ou seja, tudo é observado e absorvido pelas crianças, que levam para a vida adulta, inconscientemente, em forma de crenças ou heurísticas”.

Uma pesquisa realizada pelo instituto ADP Research apontou que quatro em cada cinco brasileiros consideram a possibilidade de mudar de emprego, tendo como um dos motivos a busca por melhor qualidade de vida. Além disso, outra questão importante é com relação à saúde mental. De acordo com a pesquisa, cerca de 51% dos trabalhadores latino-americanos entrevistados têm sua saúde mental abalada negativamente pelo trabalho. E o Brasil é o país mais afetado, seguido pelo Chile, com 49%, e Argentina, com 38%.

“Observando esses dados, entendemos que muitos profissionais que estão infelizes ou perdidos em suas carreiras, trouxeram marcas de sua infância, seja por terem vivenciado a ausência dos pais que buscavam por ascensão profissional ou financeira, ou conviveram com pais estressados por não encontrarem sentido ou propósito em suas carreiras. A forma pela qual a criança internaliza tais vivências influenciará em suas decisões na vida adulta”, revela Rebeca Toyama.

Bom exemplo – Portanto, é importante ressaltar a imagem que os pais oferecem para os filhos sobre carreira, mesmo que em silêncio,  é o que o Luiz Antônio Buozzi, produtor de eventos, destaca, ao falar sobre a experiência que passou para seus filhos, mesmo diante das dificuldades de educar duas crianças sozinho.

“O fato de criar meus filhos os aproximou da minha vivência profissional.  Às vezes, eles me acompanhavam em eventos e começaram a entender um pouco do mundo corporativo. Então, eles viam como eu trabalhava e como era o meu relacionamento com o time e com meus chefes. Assim, consegui também mostrar toda dedicação e a importância do meu trabalho”, comenta, Buozzi.

Ele, ainda conta que o amor e a paixão dele pelo trabalho fez a diferença na carreira dos filhos. “Eu sempre transmiti para eles a minha paixão pelo trabalho. Eu sempre os aconselhei para trabalharem com o que gostam porque assim nunca iriam trabalhar pensando que seria mais um dia de sacrifício. Dessa forma, vejo que meus filhos se deram bem e sempre buscam ser os melhores no que fazem”.

Para a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama, “esta é a melhor forma de influenciarmos nossos filhos, sendo um bom exemplo e mostrando que o trabalho dos pais pode mudar o mundo. Portanto, o trabalho dos filhos também poderá mudar o mundo”.

Conforme explica, “quero promover a reflexão sobre qual imagem sobre carreira e propósito estamos deixando para os nossos filhos, porque bons exemplos são um dos melhores legados que podemos deixar para eles. E a mensagem que deixo para meus filhos é que por meio do trabalho podemos mudar o mundo!”.

Nesse sentido, ela dá cinco dicas para os pais influenciarem, de forma positiva, a carreira dos filhos:

  1. Aproveite o Dia dos Pais para contar sua história profissional, seja transparente inclua conquistas e derrotas;
  2. Crie espaços de diálogo com seus filhos para falar sobre o futuro profissional, sem gerar expectativas;
  3. Ao longo do ano, inclua na programação passeios que ampliem o repertório sobre carreira de seus filhos, lembre-se de adequar o roteiro a idade de cada um deles;
  4. Ao longo da semana, compartilhe com seus filhos assuntos interessantes sobre seu trabalho, estimule que expressem sua curiosidade;
  5. Estimule seus filhos buscarem uma carreira que tenha sentido e que possam contribuir com um mundo sustentável. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo