Hospitais do BrasilÚltimas Matérias

Rede Paulo de Tarso recebe prêmio Excelência na Saúde 2021, na categoria “Responsabilidade Socioambiental”.

         A Rede Paulo de Tarso destacou-se, mais uma vez, entre as maiores instituições de saúde do Brasil ao conquistar o “Prêmio Excelência da Saúde 2021” – um reconhecimento aos hospitais que alcançaram alta performance em diversas vertentes da gestão. A instituição foi contemplada na categoria “Responsabilidade Socioambiental” junto com a Fundação Hospitalar São Francisco, também de Belo Horizonte, e a Unimed de Volta Redonda. A premiação foi realizada no dia 16 de outubro, durante o “9º Fórum Healthcare Business 2021”, em Natal.

“Essa conquista se deve ao comprometimento da Rede Paulo de Tarso e dos seus colaboradores com a implementação de iniciativas socioambientais em busca de nos tornarmos um hospital 100% sustentável. Tudo para oferecer mais conforto para os pacientes, seus familiares e cuidadores e garantir a sustentabilidade financeira”, destaca o CEO da Rede Paulo de Tarso, Carlos Costa.

Inovações – O Hospital de Transição Paulo de Tarso foi o primeiro em Belo Horizonte a implementar uma usina fotovoltaica para geração da própria energia. Foi pioneiro também ao substituir o sistema de iluminação para a tecnologia em LED e adquirir sistema de aquecimento solar com apoio a gás. Além disso, conquistou o título de “Hospital Sem Papel” – iniciativa 100% digital que envolveu a capacitação de todos os colaboradores para uso de certificados eletrônicos para assinatura dos prontuários.

Recentemente, foi inaugurada no Hospital de Transição Paulo de Tarso uma nova Unidade de Cuidados Continuados (UCC), tendo a responsabilidade socioambiental como um dos mais importantes pilares, desde o projeto arquitetônico aprovado com ambientes integrados e arborizados para garantir benefícios psicoemocionais para os pacientes, até a compra dos materiais que possuem em sua composição somente materiais recicláveis.

A instituição manteve ainda a aprovação do Licenciamento de Operação Ambiental (LOA) apesar de toda a complexidade do processo na área hospitalar, e deu continuidade ao rigoroso controle do Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos (PRECEND) e do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) perante os órgãos ambientais e vigilância sanitária.

Concluiu também a implantação de um novo sistema de climatização central que percorre todo o hospital com fluxo de gás refrigerante variável – uma tecnologia de ponta que garante o melhor desempenho energético e o menor impacto ambiental em relação aos modelos tradicionais de ar-condicionado.

De acordo com o CEO da Rede Paulo de Tarso, Carlos Costa, o reconhecimento é motivo de orgulho: “estabelecer um planejamento estratégico com objetivos de crescimento sustentável, oferecendo maior qualidade e segurança assistencial, associado a uma contínua preocupação com a responsabilidade socioambiental, sempre nos exigiu uma grande necessidade de inovação em gestão, resiliência e disciplina. Características que quando associadas a uma forte cultura organizacional, capaz de compreender a importância do bem coletivo, se mostraram fundamentais ao crescimento e reconhecimento da Rede Paulo de Tarso como elo complementar e fundamental ao sistema de saúde contemporâneo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo