CampanhasÚltimas Matérias

Nariz higienizado: lavagem nasal deve fazer parte da sua rotina de cuidados

Campanha reforça os benefícios do hábito e orienta sobre indicações, dispositivos e técnicas adequadas.

Foto: Freepik

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL CCF) segue em campanha para conscientizar a população sobre os benefícios da lavagem nasal, além de orientar a correta técnica para evitar possíveis complicações. A campanha, que começou em junho e segue até novembro, visa incentivar o uso desta prática como um complemento importante na higiene das vias aéreas superiores, sobretudo em períodos de maior incidência de doenças respiratórias. Embora amplamente recomendada por especialistas, a prática ainda é cercada de dúvidas. Afinal, quando é indicada? Como deve ser feita? Existe risco? A ABORL-CCF responde a essas perguntas e reforça que, apesar dos benefícios, a lavagem nasal deve ser orientada por um médico.

De acordo com o otorrinolaringologista Miguel Tepedino/Rio de Janeiro/RJ, presidente da Academia Brasileira de  Rinologia – ABR, braço da ABORL-CCF/Rio de Janeiro/RJ, a técnica consiste basicamente na irrigação das fossas nasais com solução salina, ajudando a remover secreções, poeira, poluentes e alérgenos. “Essa limpeza mecânica tem impacto relevante no alívio de sintomas como obstrução nasal, coriza, congestão e gotejamento pós-nasal. Além disso, contribui para o funcionamento do chamado clearance mucociliar, sistema de defesa natural das vias aéreas, que atua na eliminação de partículas e microrganismos”.

Segundo o Manual de Lavagem Nasal na Criança e no Adulto, desenvolvido com a participação de 25 especialistas e publicado pela ABORL-CCF, os benefícios vão além. A lavagem pode ser indicada também no pré e pós-operatório de cirurgias nasossinusais, para reduzir crostas hemáticas e prevenir complicações como, infecções secundárias e formação de sinéquias. Outras indicações incluem rinite alérgica, rinossinusite aguda ou crônica.

Estudos recentes reforçam essas evidências. Uma publicação da American Family Physician mostrou que pacientes com sinusite crônica que realizaram irrigação nasal diária com solução salina relataram até 64% de melhora nos sintomas e menor uso de medicamentos. 

O médico também alerta que o uso da lavagem nasal é seguro também para os pequenos. “No caso das crianças, a prática auxilia na desobstrução das vias aéreas superiores, favorecendo uma respiração mais tranquila, sendo especialmente útil durante episódios de gripes, resfriados ou crises alérgicas”, afirma o especialista. Além disso, contribui para a prevenção de infecções e pode ser indicada como parte do cuidado diário, desde que com orientação profissional sobre o volume e o tipo de solução utilizados, bem como o dispositivo mais adequado para a idade.

Orientações gerais para a lavagem nasal – O manual da ABORL-CCF reúne orientações importantes para quem deseja incorporar o hábito de forma correta e eficaz:

  1. Incline ligeiramente o corpo para frente, permitindo que a solução escoe naturalmente em direção à pia, pelo lado contra lateral.
  2. Garanta o vedamento completo do dispositivo na narina, evitando introduzi-lo medialmente em direção ao septo nasal.
  3. A pressão de aplicação da solução deve ser sempre suave, independentemente do tipo de dispositivo utilizado.
  4. Em caso de desconforto durante o procedimento, procure um médico.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo