Agenda Medicina & Saúde
Parceria entre Sociedade Brasileira de Mastologia e Ministério Público pode mudar a realidade do câncer de mama no Brasil
Conforme já divulgado no Portal Medicina e Saúde, merece destaque a iniciativa da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) na busca por uma parceria com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) para expandir informações e ações sobre o câncer de mama no Brasil. A perspectiva também é ampliar o acesso de mulheres ao rastreamento, diagnóstico e tratamento da doença, principalmente entre usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde). “Temos recomendações médicas, que se fossem respeitadas, permitiriam iniciar o rastreamento do câncer de mama aos 40 anos, e não aos 50, como preconizado pelo Ministério da Saúde”, afirma Tufi Hassan, presidente da SBM. O mastologista elenca ainda a “Lei dos 60 dias”, que determina o início do tratamento no prazo máximo de dois meses, e ressalta, entre outros pontos, a importância de equiparar CONITEC e ANS nos métodos diagnósticos e tratamentos aprovados pela Anvisa.
Até o final deste ano são estimados 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No entanto, nem todas as mulheres receberão o diagnóstico, por não realizarem exames de rotina ou não procurarem assistência médica ao sinal de alterações nas mamas.
1º Simpósio Internacional de Ginecologia Minimamente Invasiva em BH
Em comemoração dos 18 anos dos cursos de pós-graduação em Ginecologia Minimamente Invasiva da Ciências Médicas-MG acontecerá em Belo Horizonte, entre os dias 23 e 25 de novembro, no Teatro FELUMA, o 1º Simpósio Internacional de Ginecologia Minimamente Invasiva (SIGMI). O evento tem, justamente, o objetivo de promover a integração, o ensino e a atualização científica na área da Ginecologia Minimamente Invasiva, contando com profissionais nacionais e internacionais.
Segundo Dr. Walter Pace, presidente do Simpósio e coordenador-geral dos cursos de pós-graduação de Ginecologia Minimamente Invasiva da Faculdade Ciências Médicas-MG, o evento é um encontro de pós-graduados de um curso referência na formação de ginecologistas. “É a celebração da nossa trajetória. Durante esses 18 anos, temos mais de mil médicos espalhados por todo o Brasil que possuem essa especialização no currículo”.
Instituto de Olhos Ciências Médicas: atendimento 100% SUS
O Instituto de Olhos Ciências Médicas de Minas Gerais (IOCM-MG) anunciou recentemente seu serviço de urgência para pacientes para casos oftalmológicos, tanto de Belo Horizonte quanto de outros municípios. Todos os casos de urgência, classificados pelos critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA), serão atendidos de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Os atendimentos do IOCM-MG são 100% SUS.
O Instituto de Olhos é uma das quatro instituições da Ciências Médicas, mantidas pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), que oferecem serviços de assistência e educação ao estado.
Para o presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, este é mais um passo que mostra a dedicação da Fundação em oferecer uma medicina de qualidade para os mineiros. “A criação do serviço de urgência oftalmológica tem o objetivo de ampliar o atendimento assistencial de referência na área para a população mineira”.
Associação Bahiana de Medicina: aniversário de 81 anos
Comemorando seus 81 anos, a Associação Bahiana de Medicina realizou, recentemente, uma cerimônia para comemorar a data e, também, o Dia do Médico. Neste ano, foram homenageados a patologista Achiléa Lisboa Bittencourt (mérito acadêmico), a infectologista Nanci Ferreira da Silva (SUS), a cirurgiã pediátrica Maria do Socorro Mendonça de Campos (associativismo), a anestesiologista Maria Lúcia Bomfim Arbex (atuação no interior do Estado) e o ginecologista e obstetra Luiz Eduardo Machado (in memoriam).
Infectologista da Santa Casa da Santa Casa de Porto Alegre está entre os pesquisadores com maior impacto do mundo
O médico infectologista Alessandro Comarú Pasqualotto, chefe do Serviço de Infectologia da Santa Casa de Porto Alegre, foi listado entre os pesquisadores com maior impacto no mundo, figurando entre os 100 mil autores mais citados em 2022. Publicado em outubro pela editora holandesa Elsevier, o ranking elaborado pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos, considera a matriz de dados Scopus, uma das mais importantes bases mundiais de resumos e citações científicas revisada por pares.
Pasqualotto, que também é professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), estuda especialmente a epidemiologia de doenças fúngicas sistêmicas, a aplicação de novos testes de diagnósticos e recursos terapêuticos. Além do ranking de autores com maior impacto em 2022, o docente ainda figura na lista de acadêmicos mais citados ao longo de toda a carreira (que considera dados de 1996 até o final de 2022). Ao todo, o Brasil conta com 1.294 pesquisadores, ocupando a 25º posição no ranking global.
Prêmio Endoscopistas Top da América
Também da Santa Casa de Porto Alegre: o chefe do serviço de Endoscopia SUS da Santa Casa de Porto Alegre, dr. Júlio Pereira Lima, recebeu da Sociedade Interamericana de Endoscopia (SIED) o prêmio Endoscopistas Top da América, junto com outro colega argentino, por seu histórico de serviços acadêmicos, clínicos e societários prestados à Endoscopia latino-americana. A entrega da premiação ocorreu durante o Congresso Pan-americano de Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva, realizado em Santiago do Chile, entre 8 e 11 de outubro deste ano.