Em FocoÚltimas Matérias

A saúde começa pela boca

Dr. Vladimir Borin Pacheco Jr.

Diretor de Operações de Mercado da Uniodonto Campinas

Com a maior parte da população brasileira vacinada contra a Covid-19 e com uma redução dos números diários de novos casos graves, houve uma natural tendência de relaxamento das ações restritivas impostas pelas autoridades. Uma delas foi, em alguns lugares, a desobrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual em ambientes abertos e fechados. Com isso, um tema deixado em um segundo plano, considerando o combate à pandemia, voltou a ser evidência: os cuidados com a saúde bucal. 

Ao falar em cuidados com a boca e em higiene oral, certamente você já deve ter lido ou ouvido em algum lugar essa famosa frase: “a saúde começa pela boca”! Mas você já parou para tentar entender o real significado desta frase e como ela está presente no nosso dia a dia?

É importante compreender a dimensão e o contexto disso e como este cuidado pode nos ajudar na vida prática. Vamos começar entendendo o que realmente significa “saúde”. Para isso, vamos recorrer à OMS (Organização Mundial de Saúde) que, em 1947, a definiu como: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Então, podemos resumir a saúde como qualidade de vida.

Agora, vamos ampliar esse conceito pensando em nossa própria qualidade de vida através da forma como conduzimos nossa rotina diária, pelos cuidados que temos com nosso corpo e mente, na maneira que nos relacionamos com nossa família e amigos, de como respeitamos nossos tempos de descanso e lazer. Além disso, da forma que fortalecemos nosso espírito e de, principalmente, como nos alimentamos.

Ao fazer esta autoanálise, é importante também saber que muitas doenças, antes de se desenvolverem, apresentam seus primeiros sinais clínicos na cavidade oral. E quais os motivos para precisarmos ter tanto cuidado? 

De todos os princípios que compõem a nossa qualidade de vida, um em especial ganha destaque por ser, em nosso organismo, a porta de entrada para nossa fonte vital de energia, que é a boca. Termos uma boa condição bucal para nos alimentarmos é fundamental, pois parte dos nutrientes que ingerimos é transformado em energia e quanto melhor forem as condições de aproveitar esta fonte, melhor nosso organismo se beneficiará. Imagine uma pessoa que tem um cuidado precário com os próprios dentes e gengivas. Ela poderá apresentar lesões dolorosas, perdas de estruturas ou ausências dentárias, contaminações bacterianas e uma infinidade de problemas que vão prejudicar a ingestão de alimentos e comprometerão o início do processo digestivo, já que a primeira fase da degradação alimentar acontece na boca com a mastigação e a quebra de moléculas pela saliva.

Também, resíduos alimentares que não são eliminados com uma adequada higiene (escovação, fio dental, etc.) podem trazer outros problemas sistêmicos, pois as bactérias que se formam podem migrar para órgãos internos, como o estômago e o coração. 

Sabendo agora que a saúde é algo muito mais complexo do que simplesmente a ausência de doença, e que para termos uma excelente qualidade de vida precisamos cuidar e preservar com carinho de todo o sistema mastigatório (composto não apenas pelos dentes, mas também pelas estruturas que os suportam, como ossos e gengiva, músculos da mastigação e articulações), podemos entender que, para atingirmos um perfeito equilíbrio da saúde, devemos sempre procurar quem pode avaliar, tratar e nos orientar com estes cuidados. E aí entram o cirurgião-dentista e a cirurgiã-dentista.

Portanto, mais importante do que tratarmos a doença quando ela se instala, é prevenir que ela apareça ou se desenvolva, preservando as estruturas bucais, realizando a higiene oral de maneira adequada e visitando regularmente um profissional especializado. Entendendo tudo isso, a famosa frase “a saúde começa pela boca” ganha total sentido para aproveitarmos ao máximo nossa vida, de maneira saudável e em um perfeito estado de equilíbrio físico, mental e social. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo