Agenda Medicina & SaúdeÚltimas Matérias

Agenda Medicina & Saúde

Rede Mater Dei de Saúde comemora 45 anos de trajetória

A Rede Mater Dei de Saúde comemorou, em 28 de julho, seus 45 anos de trajetória com um encontro que reuniu diretores, conselheiros e cerca de 200 representantes do corpo clínico e lideranças estratégicas do Hub Belo Horizonte. O evento reforçou a consolidação da instituição como referência em inovação e governança clínica e corporativa no setor hospitalar. Marcado por momentos de integração e troca de experiências, o encontro contou com a apresentação das estratégias de governança e da cultura familiar e empresarial da Rede, conduzida pelo presidente do Conselho de Administração, Dr. Henrique Salvador.

Médica mobiliza profissionais da saúde e cria Instituto Ar

A poluição do ar e a crise climática já deixam marcas profundas na saúde humana, com o crescimento de doenças, principalmente respiratórias e cardiovasculares, bem como mortes que poderiam ser evitadas. Ainda assim, o tema segue relegado a segundo plano nas políticas ambientais e nos espaços de decisão no Brasil. Diante dessa lacuna, em 2008, a médica e pesquisadora Evangelina Araújo, de São Paulo/SP, reuniu outros profissionais da área para fundar o Instituto Ar, uma das poucas organizações no país que atua exclusivamente na intersecção entre saúde, clima e qualidade do ar. Inicialmente denominado Instituto Saúde e Sustentabilidade, foi rebatizado como Instituto Ar em 2023.

Nos primeiros anos, a atuação se deu sob o amplo guarda-chuva da sustentabilidade, com foco em estudos sobre os impactos da urbanização e da poluição atmosférica na saúde das populações. Um marco dessa fase foi a pesquisa realizada entre 2017 e 2019 sobre os efeitos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), na saúde das comunidades da Bacia do Rio Doce. O estudo apontou aumento de doenças respiratórias, cardiovasculares e infecciosas em um dos municípios ao longo do rio, Barra Longa, contribuindo para incluir a dimensão da saúde nas respostas a desastres ambientais e influenciando o debate sobre reparação. A abordagem foi reconhecida em meios técnicos e acadêmicos e ajudou a ampliar o debate público sobre os efeitos silenciosos da destruição ambiental no cotidiano das populações atingidas.

Instituto de Oncologia do Paraná: 30 anos

O Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) reuniu, recentemente, corpo clínico, parceiros e autoridades no Castelo do Batel, em Curitiba (PR), para comemorar seus 30 anos de história. O evento foi conduzido pelo presidente do Conselho de Administração do Grupo Med4U, Dr. John Camargo, que destacou a trajetória pioneira da instituição desde sua fundação em 1995.

“O IOP nasceu do sonho de treze médicos visionários, colegas oriundos do Hospital Erasto Gaertner, que decidiram criar um centro de referência voltado à população. O objetivo era claro: oferecer um atendimento oncológico baseado em três pilares inegociáveis – excelência técnica, inovação e humanização. Assim, em uma pequena casa, surgia uma instituição que mudaria o cenário da Oncologia no Paraná”, contou.

Ensino Einstein promove Curso de Primeiros Socorros para Crianças

No dia 3 de agosto, o Ensino Einstein, por meio de seu Centro de Simulação Realística (CSR), promoveu o evento gratuito “Pequenos Heróis: Curso de Primeiros Socorros para Crianças”, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman, em São Paulo. Na ocasião, cerca de 200 crianças, com idades entre 7 e 12 anos, acompanhados de seus responsáveis, participaram de atividades educativas, focadas em situações que podem ser reconduzidas por leigos, inclusive por crianças. As ações incluíram oficinas práticas e o uso de simuladores (robôs) para tornar o aprendizado mais interativo e acessível. Entre os temas abordados, engasgos, quedas, cortes, desmaios, acionamento do serviço de emergência e outros tipos de ocorrências, inclusive com adultos. “Crianças sozinhas podem socorrer adultos e até outras crianças em situações domésticas, no parque, na praia e até no próprio ambiente escolar, por exemplo”, destaca Joyce Barreto, gerente do Centro de Simulação Realística do Einstein. “Daí, a importância desta ação”, enfatiza.

Dr. Alexandre Biasi, entre os cientistas mais influentes do mundo

Dr. Alexandre Biasi, superintendente de Ensino e Pesquisa do Hcor, foi incluído, pela segunda vez, no ranking “Top 2% Cientistas 2024”, elaborado pela Universidade de Stanford, em parceria com a editora científica Elzevir. (A primeira foi em 2023).

A lista reconhece os cientistas mais influentes do mundo com base no impacto e relevância de suas publicações acadêmicas em diversas áreas do conhecimento.

A inclusão do Dr. Alexandre Biasi entre os 2% de cientistas mais relevantes do mundo pela segunda vez representa, além de uma conquista pessoal, um marco para a ciência brasileira e para o Hcor, já consolidado como um polo de pesquisa de ponta e impacto global.

Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Dr. Alexandre Biasi possui Doutorado pela USP e Post-Graduate Diploma em Ensaios Clínicos pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, University of London. Antes de assumir a superintendência de Ensino e Pesquisa do Hcor, atuou como médico intensivista no Hospital Albert Einstein e Hcor.

Congressos da Health Meeting será realizado em Porto Alegre

Entre os dias 21 e 23 de outubro, Porto Alegre receberá a terceira edição da Health Meeting Brasil/SINDIHOSPA-Sindicatos de Hospitais e Clínicas de POA. Os participantes poderão visitar o espaço de exposições, que reunirá mais de 250 empresas e startups.

Entre os destaques, está mais uma edição do workshop da Agenda Executiva em Saúde, que reunirá gestores de grandes instituições do país no dia 21. No dia seguinte, ocorre o 3º Fórum de Inovação da Health Meeting, com debates sobre o futuro do segmento. Já no dia 23, acontece o 2º Fórum de Tendências em Gestão de Pessoas para as Lideranças da Saúde.

Grupo Sabin apresenta estudos científicos no ADML/Chicago/EUA

O Grupo Sabin marcou presença no maior congresso de medicina laboratorial do mundo, o ADLM – Association for Diagnostics & Laboratory Medicine. Realizado entre os dias 27 e 31 de julho, em Chicago/EUA, a edição 2025 teve como foco as principais tendências para a aplicação de Inteligência Artificial e nanotecnologia nos diagnósticos. Sete trabalhos do Grupo foram selecionados para serem apresentados no evento.

Hospital São Francisco: Acreditação Hospitalar

O Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ) conquistou sua primeira acreditação hospitalar. A certificação nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade reconhecida nacionalmente por atestar a excelência nos processos assistenciais e administrativos de instituições de saúde brasileiras, significa que a instituição de saúde atinge 80% ou mais dos padrões de qualidade e segurança definidos pela entidade, que avalia todas as áreas, da assistência à estrutura hospitalar. 

Com esse resultado, o HSF se junta a um grupo de quatro instituições na cidade do Rio de Janeiro que conta com este reconhecimento

Clínica Integrada do UniBH oferece serviços de saúde gratuitos para moradores de BH

Localizada no campus Buritis na capital mineira, a Clínica Integrada do UniBH oferece serviços de saúde gratuitos a moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana, incluindo atendimentos em medicina, odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.

A unidade é equipada com alta tecnologia e disponibiliza um ambiente onde a integração entre especialistas, docentes e estudantes enriquece a experiência clínica e acadêmica.

De acordo com a sua coordenadora, Sheila Lisboa, o local tem importância estratégica, pois além de ser aberto ao público, algumas áreas como a medicina funcionam como um braço secundário do Sistema Único de Saúde, o SUS, com várias especialidades e serviços, entre eles avaliação de cirurgia ambulatorial, dermatologia, neurologia, geriatria, endocrinologia, reumatologia, cardiologia, pneumologia adulto e infantil e psiquiatria.

Este ano, a Clínica Integrada do UniBH fechou o primeiro semestre de 2025 com 13.595 atendimentos, crescimento de quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram efetuadas 10.517 consultas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo