Congresso de Cardiologia em Gramado/RS debaterá técnica inovadora
Dr. Eduardo Keller Saadi (touca preta): nova técnica vem salvando vidas e garantindo qualidade de vida aos pacientes com insuficiência mitral
Começa, nesta quinta-feira (4/6), no Centro de Eventos do Wish Serrano em Gramado -RS, o Congresso da SOCERGS 2023 – Sociedade de Cardiologia do Estado do RGS. Até sábado (6/5), mais de mil médicos vão debater temas para prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.
Cerca de 300 conferencistas internacionais e nacionais se apresentam em diversas atividades científicas. Entre as sessões mais esperadas e com maior número de inscritos, está a do cirurgião cardiovascular gaúcho Eduardo Keller Saadi. Na data de abertura, às 14hs, no auditório 2, o especialista expõe método inovador que vem garantido qualidade de vida aos pacientes com insuficiência mitral e salvando cada vez mais vidas. A insuficiência mitral ou regurgitação mitral ocorre quando a valva mitral não fecha totalmente, fazendo com que um pequeno volume de sangue vaze e se desvie do curso normal de irrigação do corpo.
A palestra do Dr. Saadi “Tratamento Percutâneo da Insuficiência Mitral” explica que a prática, sem cortes e minimamente invasiva, é indicada para pacientes que apresentam risco grave para cirurgia convencional e com abertura do peito. Consiste na introdução do cateter (tubo fino) através de uma pequena incisão e punção na veia femoral na virilha. Com apoio de imagens, o cateter leva o MitraClipR, um pequeno clipe, até a valva mitral fraca. O clipe é fechado, unindo os folhetos da valva e corrigindo a insuficiência.
– O procedimento geralmente envolve menos dor e recuperação mais rápida do que a cirurgia tradicional. O tempo de internação hospitalar também é reduzido. A técnica vem sendo aplicada, no mundo inteiro, em pacientes com indicações clínicas e está sendo muito estudada internacionalmente. O recente Simpósio TVI – Transcatheter Valve Intervention, realizado em Porto Alegre, expôs ao vivo o procedimento realizado num paciente na França. A plateia de médicos no Hotel Hilton pode acompanhar online e, após, debater os avanços da área. – Resumiu Dr Eduado Keller Saadi, cirurgião cardiovascular, professor de Medicina da UFRGS e médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.