Estante de livrosÚltimas Matérias

Editora Manole lança 2ª edição do Manual da Residência em Cardiologia

Revisada e escrita por lideranças do InCor, nova edição contém capítulo sobre as complicações cardiovasculares causadas pela COVID-19.

As doenças cardiovasculares são as que mais crescem no mundo. Seu diagnóstico prévio permite desde a adoção de medidas preventivas até o tratamento de alta complexidade. Com o lançamento da segunda edição do Manual da Residência em Cardiologia, da Editora Manole, estudantes de Medicina que optaram pela especialidade têm a oportunidade de obter o conhecimento que é reflexo de um programa de pós-graduação em residência médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, reconhecida internacionalmente e dedicada à assistência, ensino e pesquisa.

O novo livro chega revisado e atualizado, com 140 capítulos divididos em 16 seções, com destaque para a inclusão de seis capítulos com novos conceitos e procedimentos resultantes de inovações da especialidade. Pós-operatório de TAVI e procedimentos valvares percutâneos, suporte circulatório mecânico, angina refratária e canalopatias e outras arritmias genéticas contêm conceitos atualizados, importantes para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças cardíacas.

O capítulo “COVID-19 e doenças cardiovasculares” fala sobre miocardite, pericardite, insuficiência cardíaca, tromboembolismo pulmonar e cor pulmonale como complicações agudas diretas da doença provocada pelo novo coronavírus e, ainda, sobre intercorrências relacionadas a alguns tipos de vacinas. “Ao longo da pandemia, o cardiologista, por sua formação mais ampla e polivalente, no pronto-socorro e nas unidades de terapia intensiva, além da experiência no manejo de instabilidade hemodinâmica, tornou-se membro importante no tratamento dos casos mais graves da COVID-19”, ressalta Bruno Caramelli, um dos editores da obra.Já o capítulo “Cuidados paliativos na insuficiência cardíaca terminal” resgata o que há de mais humano na Cardiologia.

O conteúdo de Manual da Residência em Cardiologia é exposto de maneira prática e objetiva, dividido em tópicos, com tabelas e fluxogramas para facilitar o aprendizado e a consulta. “Trata-se de leitura e material de consulta obrigatória para todos, atuais e ex-residentes de Cardiologia e de outras áreas relacionadas que envolvam doenças cardiovasculares”, afirma Caramelli.

Editores:

Alexandre de Matos Soeiro – Médico assistente da Unidade de Emergência do InCor-HCFMUSP e coordenador da Unidade Cardiológica Intensiva – BP Mirante.

Tatiana de Carvalho Andreucci Torres Leal – Médica cardiologista assistente da Unidade Clínica de Emergência do InCor-HCFMUSP.

Tarso Augusto Duenhas Accorsi – Doutor em Ciências e coordenador no Ambulatório da Unidade Clínica de Valvopatias do InCor-HCFMUSP.

Danielle Menosi Gualandro – Doutora em Cardiologia e médica assistente da Unidade Clínica de Medicina Interdisciplinar em Cardiologia do InCor-HCFMUSP.

Múcio Tavares de Oliveira Jr. – Diretor do Centro de Infusão e Hospital Dia do InCor-HCFMUSP.

Bruno Caramelli – Professor associado ao Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP e diretor da Unidade Clínica de Medicina Interdisciplinar em Cardiologia do InCor-HCFMUSP.

Roberto Kalil Filho – Professor Titular da Disciplina de Cardiologia do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP, diretor geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, diretor da Divisão de Cardiologia Clínica e presidente da Comissão Científica e do Conselho Diretor do InCor-HCFMUSP.

Serviço:  2ª edição do Manual da Residência em Cardiologia

Formato: 15,5 x 22,5 cm

1048 páginas

R$.248,00

Editora Manole, 2021

www.manole.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo