Em FocoÚltimas Matérias

Médico prioriza medicina integral para promover saúde e agir preventivamente contra o surgimento de doenças

Frederico Porto é médico psiquiatra e nutrólogo e emprega o conhecimento dessas duas áreas para ser um facilitador de mudanças na vida das pessoas

Ser um facilitador de mudanças para que o ser humano consiga atingir um nível de maior plenitude. Essa foi uma das importantes lições que Frederico Porto recebeu de seu pai, Lair Ribeiro, médico, palestrante e professor. Seguindo esse caminho formou-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializando-se em psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da mesma instituição de ensino.

Tal especialização somada à formação de nutrólogo adquirida junto à Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) deram a Porto um ferramental importante para lidar com o ser humano de uma forma mais ampla, cuidando dos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais e da conexão entre eles.

A busca pela compreensão do ser humano de maneira integrada se iniciou logo após a formação em medicina e especialização em psiquiatria. Porto relata que muitos pacientes chegavam até ele, sem necessariamente nenhuma doença física ou mesmo mental, mas com queixas muito vagas, como falta de energia, ou seja, não estavam doentes, mas também não tinham saúde, o que corrobora com a máxima ‘a ausência de doença não é saúde, da mesma forma que a ausência de tristeza não é alegria’ “, comenta.

Além disso, conforme Porto, muitos dos medicamentos receitados para tratarem esses distúrbios emocionais causavam mais efeitos colaterais do que terapêuticos, especialmente em casos mais leves. Ante este cenário, em que a cura se tornava pior que a doença, Porto começou a se questionar a respeito do que poderia fazer para promover saúde e não simplesmente tratar doenças. “A partir daí iniciei minha busca por uma abordagem integral do ser humano, voltando-me para a melhoria do paciente como um todo, abordando o físico, o emocional, o mental e o espiritual”, explica.

Como médico e nutrólogo, hoje pratica uma medicina integral, estando completamente alinhado com definição de saúde estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS): saúde é o estado completo de bem-estar físico, mental e social. “Eu não deixo de tratar doenças mas também procuro trazer saúde para os pacientes, visto que, a simples ausência de doença não é saúde e atualmente há  também uma grande procura de pacientes  pela melhoria da saúde e qualidade de vida . Eu me atento aos padrões degenerativos do organismo que podem levá-lo a adoecer”, enfatiza.

Nesse sentido, a abordagem terapêutica promovida por Porto é feita por meio de dietas personalizadas, que cuidam do aspecto físico; técnicas que auxiliam o controle das emoções; e procedimentos que ajudam na capacidade de manter a atenção, tratando a parte mental. Além de reforçar a importância de buscar um significado maior para a existência, com foco na espiritualidade. “Dessa maneira procuro acionar o instinto de cura do organismo e restabelecer a saúde, ao mesmo tempo que ajo preventivamente contra o surgimento de doenças”, diz.

Sua formação acadêmica e experiência na área da medicina foram de suma importância para que Porto desenvolvesse uma trajetória única como palestrante e desenvolvedor de workshops, empregando conhecimento de suas duas especializações (psiquiatria e nutrologia) para melhorar o desempenho e consequentemente os resultados de profissionais do mundo corporativo. Pode-se destacar duas palestras que ilustram isso: Neuroliderança – ciência aplicada à gestão de pessoas; e Qualidade de vida produtiva – o executivo como um atleta corporativo.

As palestras e cursos desenvolvidos pelo médico psiquiatra e nutrólogo são voltadas ao público corporativo. O grande diferencial de suas apresentações está na pertinência com que trata os temas, mas também na simplicidade com que os transmite, fazendo de Porto um palestrante altamente capacitado para provocar a tomada de atitude por parte de suas audiências. Não à toa já foi assistido por mais de 50 mil pessoas, sendo chamado para desenvolver trabalhos em grandes empresas nacionais e multinacionais como Natura, Ambev, Heineken, Pepsico, TOTVS, Serasa, Rede Globo, Walmart, Magalu, Facebook e Fleury.

Um dos grandes momentos da carreira de Porto como palestrante foi a participação na conferência particular em celebração dos 80 anos do empresário Abílio Diniz, realizada em 2017, em Portugal. O médico psiquiatra teve a oportunidade de apresentar-se ao lados de grandes nomes como Ellen Langer, considerada a mãe do mindfulness; George Vaillant, psiquiatra americano e professor de Harvard; e Tal Ben Shahar, professor de Harvard e criador do famoso curso sobre felicidade da universidade.

A experiência como palestrante foi responsável para que Porto escrevesse dois livros voltados à melhoria da performance no mundo corporativo. São eles: “Antecipe o Inevitável – A Arte e Ciência de Liderar Mudanças” e “Qualidade de Vida Produtiva – O Executivo Como um Atleta Corporativo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo