Novembro Azul: exposição mostra a importância do cuidado com a saúde do homem
Aberta ao público, as telas retratam as fases da saúde masculina, a começar pela infância, e ressalta a importância da mulher na condução e apoio na detecção e diagnóstico precoce, como o câncer de próstata.
Imagem: Divulgação
A Sociedade Brasileira de Urologia, seccional São Paulo, encontrou uma maneira educativa para conscientizar a população paulistana sobre a importância do cuidado com a saúde masculina. Dia 01 de Novembro, quarta-feira, às 14h30, no Shopping Light, centro de São Paulo, acontece a exposição “Jornada da Saúde do Homem”, que marca o início da tradicional Campanha Novembro Azul. Gratuita, a mostra estará disponível até o final do mês, no 3º andar do shopping. Em sua abertura, estarão presentes autoridades e urologistas da entidade paulista de urologia.
De acordo com Dr. Marcelo Wroclawski, presidente da SBU-SP, o objetivo é levar conscientização sobre a saúde do homem e, de forma visual, mostrar a importância do zelo e apreço por cada etapa. Assinada pelo artista Rinaldo Mosqueteiro com produção artística de Maurício Coutinho, retratará em 10 telas artísticas momentos importantes dessa jornada, a começar pela infância, tendo a mulher como inspiração, referência e modelo de cuidado. Em cada arte, o visitante será impactado com dicas e recomendações médicas de como levar uma vida mais saudável e longeva, a importância de nutrir bons hábitos, como uma alimentação regrada e equilibrada e a prática constante de exercícios físicos. A exposição também faz um alerta importante e necessário sobre a saúde mental, dentre outros pontos.
“Com foco educativo e social, a ação é um chamamento para o despertar de consciências com relação à saúde geral do homem, no mês que é dedicado a ele. Queremos impactar crianças, adolescentes, jovens, famílias para que vejam a importância do apoio, do suporte e da conscientização, incentivando-os a participar ativamente de toda jornada de cuidado, que inclui o diagnóstico precoce e ida ao urologista ainda na infância”, destaca Wroclawski, ao explicar ainda que o visitante poderá, também, ter acesso a outras informações pelo QRCode incluso em todas as telas.
Programação – Para esse ano, a SBU-SP prevê corridas virtuais no Estado de São Paulo, além do apoio do Departamento de Iluminação Pública – ILUME, que iluminará em azul diversos monumentos da cidade de São Paulo, como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Edifício Matarazzo,a Prefeitura de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade.
A iniciativa contará também com o apoio da CCR AutoBAn, que incluirá frases de incentivo nos painéis eletrônicos e PMVs das rodovias (Castelo Branco, Ecovias, Bandeirantes, Anchieta, Campinas e Botucatu). Além disso, estão previstas palestras de conscientização no Ministério Público de SP e na Cogna Educação, uma das maiores organizações educacionais privadas do mundo.
A exemplo de outros anos, foram fechadas ainda parcerias com os clubes paulistas São Paulo e Santos Futebol Clube para exibição de faixa em campo e divulgação de conteúdo e vídeos pelos jogadores, e também com celebridades e famosos, em especial mulheres, para a gravação de vídeos de apoio à campanha.