Odontologia & SaúdeÚltimas Matérias

Higiene lingual: veja como técnica simples pode manter sua saúde bucal

Dra. Bruna Conde: “raspar a língua adequadamente evita mau hálito, cáries e doenças periodontais, entre outras”.

          Você sabia que a língua é uma das principais regiões da boca onde as bactérias que causam o mau hálito se acumulam? Sua superfície irregular possui sulcos e papilas gustativas, o que facilita o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias, que podem levar à formação de uma camada sobre ela de biofilme (placa bacteriana espessa e aderente). Essa placa se chama saburra lingual. Ela pode ser esbranquiçada ou amarelada, e causar mau hálito. “Por isso, a limpeza da língua é tão importante para a saúde bucal. Além de prevenir o mau hálito e o risco de doenças periodontais, cáries e outras doenças bucais, sua higiene pode melhorar a sensação de limpeza na boca e a percepção de sabor dos alimentos.” A orientação é da cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal, Dra. Bruna Conde, de São Paulo/ SP.

Conforme explica, para a higiene da língua pode ser feita através de um instrumento denominado raspador lingual que, passado sobre a superfície da língua, remove a placa bacteriana e os resíduos alimentares. O seu uso pode ser mais eficaz do que a escova de dentes na remoção da placa bacteriana e dos resíduos que se acumulam na língua. Isso porque a superfície do raspador é plana e lisa, o que permite remover os resíduos de forma mais eficiente do que as cerdas da escova de dentes.

Como escolher um raspador de língua?– A Dra. Bruna Conde dá aqui algumas dicas:

  • Material: O raspador de língua deve ser feito de um material seguro e não tóxico, como aço inoxidável ou plástico de grau médico. Evite raspadores de língua que contenham materiais como chumbo, alumínio ou níquel, que podem ser prejudiciais à saúde.
  • Tamanho: O raspador de língua deve ter um tamanho adequado para a sua boca e língua. Raspadores de língua muito grandes ou muito pequenos podem não ser eficazes ou, confortáveis de usar.
  • Forma: Ele deve ter uma forma adequada para alcançar todas as áreas da língua. Raspadores de língua com uma forma curva ou com sulcos podem ser mais eficazes na remoção da placa bacteriana e dos resíduos alimentares.
  • Superfície: Sua superfície deve ser plana e lisa para permitir a remoção eficaz da placa bacteriana e dos resíduos alimentares. Evite raspadores de língua com superfícies ásperas ou rugosas, que podem irritar a língua.
  • Marca: Escolha uma marca confiável e que tenha boa reputação no mercado. Leia avaliações de outros usuários e verifique se o produto possui certificações de qualidade.
  • Fácil limpeza: Certifique-se de que o raspador de língua seja fácil de limpar após o uso. Alguns modelos possuem uma superfície removível para facilitar a limpeza. Lave o com água corrente e sabão neutro antes e após o seu uso.

            Como limpar a língua? – Esse procedimento consiste em passar o raspador sobre a superfície da língua para remover a placa bacteriana e os resíduos alimentares. Repita o procedimento até que toda a superfície da língua tenha sido raspada. Após a raspagem, enxágue a boca com água.

Além da raspagem da língua, é importante manter uma boa higiene bucal, incluindo a escovação dos dentes regularmente, o uso do fio dental e uma dieta equilibrada com baixo consumo de açúcar e alimentos que possam manchar os dentes.

Conforme a Dra. Bruna Conde recomenda, em caso de dúvidas a pessoa deve procurar um dentista, nesse caso especializado em Halitose. Ele poderá orientar sobre como higienizar corretamente a língua e quanto a escolha do raspador mais adequado, observando as características da boca e da língua de cada paciente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo