Em FocoÚltimas Matérias

Volta às aulas: mochilas pesadas podem prejudicar a coluna

Especialista orienta sobre maneira correta de carregar a mochila para evitar lesões

Com a retomada das aulas presenciais, pais e responsáveis devem ficar atentos ao excesso de peso na mochila escolar. De acordo com o especialista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Ricardo Meirelles, as mochilas não devem ultrapassar mais do que 10% do peso corporal da criança. A sobrecarga pressiona a coluna e os ombros, causando fadiga e tensão muscular.

O risco não está apenas na quantidade excessiva de material trazida na mochila, mas também na maneira como ela é carregada pelo estudante. “Crianças que carregam a bolsa sobre um ombro apenas e distribuem de forma desigual os itens dentro da mochila também estão propensos a sentir dores nas costas, além de desenvolver uma postura excessivamente curvada”, destaca Meirelles.

Para evitar esses danos, é fundamental que a mochila fique alguns centímetros acima da cintura. Quanto mais baixa ela estiver, mais peso os ombros carregam. Outra dica, recomenda, é levar somente o material necessário para as disciplinas do dia.

A atenção na hora de escolher o modelo ideal também é importante: a mochila deve ter alças largas e acolchoadas. Além disso, a regulagem também precisa ser feita de maneira correta, com as duas alças bem apertadas. “Se a criança usar uma alça desajustada em relação à outra, todo o peso ficará em um lado das costas e isso pode causar dores na região lombar, além de espasmos musculares”, explica o médico.

Aulas semipresenciais – Para os alunos que vão continuar no regime híbrido, a orientação é que eles tenham um ambiente ergonômico para o estudo em casa. Ao usar o computador, o monitor deve estar na altura dos olhos para que a cabeça fique ereta e os pés devem estar apoiados no chão; se for necessário permanecer sentado por muito tempo, é importante levantar-se da cadeira com frequência e alongar o corpo.

A prevenção é a melhor solução para evitar os problemas relacionados à má postura. Quando a criança estabelece bons hábitos posturais, ela evita possíveis lesões da coluna na idade adulta”, conclui o especialista, reforçando a importância de usar adequadamente a mochila escolar, com algumas dicas:

  • Não sobrecarregar a mochila. A criança não deve carregar mais do que 10% de seu peso.
  • As mochilas devem ter alças largas e acolchoadas para evitar que elas façam pressão excessiva nos ombros.
  • As alças devem estar bem apertadas para evitar dores na região lombar e espasmos musculares.
  • A mochila deve ser carregada sobre os dois ombros.
  • Os itens mais pesados devem estar alocados na parte de trás da mochila.
  • A criança deve levar apenas o material necessário para uso no dia.
  • Ao levantar uma mochila pesada, é importante que a criança dobre os joelhos e use as pernas para levantá-la.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo