Próteses e implantes dentários: cuidados necessários

Imagem: Freepik
A colocação de implantes dentários é um procedimento cirúrgico que utiliza estruturas artificias para substituir as partes perdidas dos dentes. Por isso, demandam cuidados especiais, principalmente no período de recuperação. Ele tem indicações específicas, assim como as próteses, mas ambos têm a função de substituir dentes que foram perdidos ou precisaram ser extraídos. A diferença está na estruturação do novo dente.
Uma prótese pode ser fixa ou removível. A prótese fixa é indicada em casos em que o paciente passou por um tratamento e houve a perda significativa da estrutura do dente, necessitando, assim, a colocação de uma prótese, chamada também de coroa. A prótese removível é aquela que ocupará o lugar dos dentes extraídos e pode ser removida pelo paciente para limpeza regular, já que restos de comida podem ficar aderidos nos dentes adjacentes, gengiva e na própria prótese.
Já o implante é um procedimento cirúrgico, que inclui a colocação de uma estrutura de titânio que substitui tanto a raiz quanto a coroa do dente, sendo indicado em casos de perda total do dente.
No caso do implante dentário, após a cirurgia, o paciente deve se manter em repouso nas primeiras 48 horas, evitando esforço físico, inclinar-se ou abaixar a cabeça. Nesse período, a dieta deve ser líquida e gelada. Após esse intervalo, até a primeira semana, é possível consumir alimentos pastosos em temperatura ambiente, evitando mastigar do lado do implante. Além disso, é recomendado utilizar compressas de gelo no local para aliviar o inchaço e diminuir a dor, que pode ser aliviada com medicação específica prescrita pelo especialista.
Durante as primeiras 72 horas, não é recomendado fazer nenhum tipo de bochecho, tampouco passar a escova no lugar operado. No restante da boca, o paciente deve prosseguir com a higienização convencional, porém com cuidado, sem fazer muita força e pressão.
Conforme explica a Dra. Brunna Bastos, da GUM, mestre e cirurgiã-dentista pela Faculdade de Odontologia da USP, “após a cirurgia bucal, é importante manter os dentes e gengiva não envolvidos no procedimento limpos para garantir a cicatrização sem complicações e reduzir o risco de infecção”.
Da mesma forma, a prótese exige cuidados. No caso da prótese removível, pode ocorrer um período de adaptação para a fala e mastigação. Nesse período inicial, a recomendação é consumir alimentos macios, em pequenos pedaços e uma mastigação mais devagar. Algum desconforto frequentemente acontece no início também. Caso ele persista, deve-se remover a prótese antes que ela provoque um ferimento e consultar o dentista. No dia marcado da consulta, o paciente deve recolocar a prótese algumas horas antes de ser atendido.
Para a limpeza da prótese removível coloque uma toalha sobre a pia para evitar que ela quebre. Use sempre uma escova separada para limpeza dela, que deve ser feita com sabão neutro ou de coco. O creme dental é indicado apenas para os dentes naturais, informa a Dra. Brunna.
Segundo orienta, ela deve ser lavada tanto sua parte externa quanto interna, inclusive os grampos metálicos que que possam existir. Importante: nunca ferva a prótese.