Sarcopenia: perda de massa muscular na terceira idade pode ameaçar a autonomia dos idosos

“A sarcopenia aumenta bastante o risco de quedas e fraturas, além de aumentar a dificuldade para andar, se levantar ou subir escada”
Foto: Pixabay
Com o passar dos anos, o corpo humano sofre uma série de transformações, sendo a perda natural de musculatura uma das principais mudanças provocadas pelo envelhecimento. Esse fenômeno é chamado de sarcopenia e começa por volta dos 35 anos de idade, porém se intensifica a partir dos 60 e pode ser uma das principais ameaças à qualidade de vida e autonomia dos idosos.
De acordo com o geriatra Filipe Gusman, coordenador de Cuidados Paliativos da Casa de Saúde São José/Rio de Janeiro/RJ, quem tem sarcopenia corre sério risco de quedas e fraturas, além de dificuldade para andar, se levantar ou subir escadas. A condição também afeta a independência, porque o idoso começa a precisar de mais ajuda para as tarefas do dia a dia. Além disso, pode trazer fraqueza, cansaço e até dificultar a recuperação em caso de doenças. Tudo isso reduz a qualidade de vida.
Conforme explica, a perda de massa muscular pode ser causada por uma combinação de fatores, como a menor produção de hormônios com o envelhecimento natural, a redução na prática de atividades físicas, dietas pobres em proteínas e até o uso de certos medicamentos. É aí que entra o papel fundamental do geriatra: “ele ajuda a prevenir doenças e complicações, acompanha a saúde de forma global e evita a polifarmácia (uso excessivo ou inadequado de medicamentos), que pode agravar a perda muscular. Com orientação médica, alimentação adequada e atividade física, é possível envelhecer com mais força, equilíbrio e independência”.
A sarcopenia, afirma Dr. Filipe, pode ser prevenida. Em muitos casos, até revertida por meio da alimentação adequada e prática regular de exercícios. O Dr. Filipe recomenda especialmente os exercícios de força, como musculação, pilates ou fisioterapia com resistência. Já na alimentação, a recomendação é uma dieta rica em proteínas, com alimentos como carnes magras, ovos, leite e leguminosas. Em alguns casos, suplementos nutricionais também podem ser recomendados.
No entanto, não só os idosos devem se informar e se cuidar. Familiares e cuidadores devem reconhecer os sinais precoces da sarcopenia, como:
- Dificuldade crescente para levantar da cadeira ou da cama;
- Andar mais devagar ou com passos curtos;
- Fraqueza nos braços e pernas;
- Perda de peso sem motivo aparente, principalmente se for mais massa magra (músculo) do que gordura;
- Começar a cair com mais frequência.