Em FocoÚltimas Matérias

Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo dá dicas sobre saúde, qualidade de vida cardiovascular e a pandemia

O cardiologista Otávio Coelho Filho, coordenador dos Departamentos da SOCESP: “informação simples e objetiva sobre prevenção aos fatores de risco para o coração e vida saudável”

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – está publicando em seu site e nas mídias sociais esclarecimentos sobre as principais dúvidas da população em relação à alimentação, atividade física, qualidade de vida e medidas no combate à Covid-19. O material é elaborado por profissionais da saúde, acompanhados por cardiologistas das seguintes áreas: Serviço Social, Nutrição, Odontologia, Educação Física, Farmacologia, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e um grupo de estudos em Cuidados Paliativos.

            O cardiologista Otávio Coelho Filho, coordenador dos Departamentos da SOCESP, lembra que os temas foram selecionados com base nas principais dúvidas dos pacientes em consultórios. “Preparamos um extenso e didático material em diversos formatos: mini artigos, podcasts, vídeos, notas de esclarecimento, perguntas e respostas, fato ou fake, entre outros, para levar informação simples e objetiva sobre prevenção aos fatores de risco para o coração e vida saudável”, explica Coelho Filho.

            O material traz informações do que comer antes e depois da atividade física, quais receitas são amigas do coração, quais os exercícios adequados para cardiopatas e pessoas com fatores de risco e até como armazenar adequadamente os medicamentos. “Muitos pacientes, principalmente aqueles com doença crônica, preferem retirar os comprimidos da embalagem original e guardar em estojos e caixinhas para facilitar o dia a dia. Segundo o Departamento de Farmacologia da SOCESP, quando o medicamento é retirado da embalagem original ele entra em contato com a umidade, luz e ar. Esta exposição diminui sua validade e efetividade”, alerta uma das dicas publicadas.

            As orientações também estão relacionadas com a pandemia de Covid-19 e o impacto do vírus para o sistema cardiovascular. “O Departamento de Fisioterapia informa como o sono pode afetar a saúde do coração e a imunidade em tempos de coronavírus. O material apresenta ainda informações relevantes sobre a postura adequada durante o trabalho ou estudo em home office”, destaca Coelho Filho.

            O Departamento de Odontologia orienta sobre o que muda com a higiene bucal com a Covid-19, destacando que a escova de dente precisa ser higienizada, evitando a proliferação de bactérias.

Ainda sobre a pandemia, o Departamento de Psicologia ressalta como combater o estresse e agir de forma mais solidária e empática nestes momentos tão difíceis.

            A SOCESP tem um grupo de Cuidados Paliativos que preparou um extenso material explicativo sobre essa área de estudo da medicina e que envolve profissionais multidisciplinares e multisetoriais. “Diante das fragilidades apresentadas pelo agravamento de uma doença e proximidade da morte, somadas ao sentimento de medo do desconhecido, o paciente e seus familiares podem solicitar uma abordagem ampla e contemplativa, considerando não apenas aspectos da doença, mas, também, suporte ao processo de adoecimento e luto”, esclarecem os integrantes do Grupo de Cuidados Paliativos, em um dos conteúdos produzidos. 

            Todo o material dos Departamentos da SOCESP pode ser acessado através do link https://socesp.org.br/publico/

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo